Moradores de Ubatuba e Caraguatatuba, no Litoral Norte de SP, divulgaram, nesta quarta-feira (14), imagens de um nascer do sol exuberante na mesma data. Um Ubatuba, o belo flagra aconteceu na praia do Itaguá, em Caraguatatuba, na praia do Massaguaçu.

 

Em ambas as imagens, publicadas nas redes sociais regionais das respectivas cidades, o céu é tomado por um amarelo alaranjado vivo, salpicado por nuvens cinzentas e tons rosados.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/CNnoticiasultimahora4 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

"Não é filtro", fez questão de logo avisar a moradora Alessandra de Paula, em publicação das imagens na página Ubatuba Oficial.  

"É deslumbrante que fala? Da série: impossível não compartilhar" brincou a moradora de Caraguatatuba Stella Sanches, ao divulgar o céu em chamas da Praia de Massaguaçu. Os moradores e admiradores da região aplaudiram a exuberância das imagens. “Uma pintura”, afirmou uma. “Magnífico”, disse outro morador.

Fenômeno óptico deslumbrante

O sol adquire tonalidades diferentes em decorrência de um fenômeno óptico. A luz do sol, que na realidade é branca, pode adquirir tonalidades diferentes no horizonte porque a atmosfera filtra seus raios, separando as cores, fenômeno similar ao que ocorre quando o prisma é colocado contra a luz.

Dependendo da quantidade e dos tipos de gases e outras substâncias químicas presentes na atmosfera e do ângulo de onde a luz do sol irradia, a cor do sol pode variar entre combinações de violeta, azul, anil, verde, laranja, vermelho e amarelo - as cores do arco-íris.