FERIADO NO LITORAL

Corpus Christi em Ubatuba (SP): saiba o que fazer no feriado

Além das celebrações na paróquia Imaculada Conceição, cidade conta com mais de 100 belas praias e pontos turísticos incríveis que talvez você não conheça; confira

Da redação
Publicado em 03/06/2021, às 10h50 - Atualizado às 14h21

FacebookTwitterWhatsApp
Foto: Prefeitura de Ubatuba
Foto: Prefeitura de Ubatuba

O feriado religioso de Corpus Christi é celebrado com missas nas paróquias de todo o Litoral Norte. Em algumas cidades, além de missas, serão realizadas carreatas e os tradicionais tapetes. Todas as atividades seguem os protocolos sanitários de combate à Covid-19, tais como uso de máscara de proteção, álcool em gel e distanciamento.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CostaNortesonoticias4& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Em Ubatuba (SP), a paróquia Imaculada Conceição, no bairro Perequê-Açu, realizará procissão e missa, às 15h.

A paróquia Imaculada Conceição faz parte da Diocese de Caraguatatuba e foi criada em 28 de março de 2004 por Dom Fernando Mason.

Corpus Christi 

O feriado de Corpus Christi sempre cai em uma quinta-feira o que, para grande parte dos brasileiros, significa emendar junto com a sexta-feira e transformar em um feriadão de quatro dias.

Mas você sabe qual o significado do Corpus Christi e o que pode ser feito em Ubatuba em meio a pandemia da covid-19.

Aqui vamos explicar de forma rápida para você como a data foi criada e algumas coisas que podem ser feitas na cidade neste ano de 2021.

O que é o Corpus Christi?

O Corpus Christi é uma data presente no calendário católico desde o século 13. Também chamada de Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou com algumas visões de Cristo tidas pela freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon. Ela alegava que as visões demonstravam o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque, o que não era feito até então.

Mais tarde, depois do episódio do milagre de Bolsena em 1264, o papa Urbano IV instituiu oficialmente o feriado de Corpus Christi com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro daquele ano, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.

Para resumir, o Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

Tradição do Corpus Christi

Lembra daqueles tapetes gigantes de serragem, com muitas cores e flores montados nas ruas, geralmente em grandes ruas e avenidas, perto das igrejas? Pois é, eles são feitos para comemorar o Corpus Christi.

Neste ano, a pandemia de covid-19 deve deixar a celebração um pouco menor. Na capital do estado de São Paulo, nem é feriado pelo fato da data ter sido antecipada por decreto para março. 

O cardeal arcebispo de São Paulo, Odilo Scherer, em manifestação recente, disse que as missas serão celebradas nas igrejas locais e recomenda que não se façam aglomerações. O arcebispo convida os fiéis a doar alimentos em suas paróquias e comunidades.

O que fazer em Ubatuba?

Se você está de folga neste feriado, talvez queira curtir o dia em uma das praias da cidade.

Localizada no Litoral Norte do estado São Paulo, Ubatuba (SP) é de fato um paraíso na terra. São mais de 100 praias, muita mata atlântica, cenários históricos, cachoeiras e mais um montão de cenários paradisíacos.

As atrações surgem em forma de enseadas, baías, vegetação da Serra do Mar, cachoeiras, ilhas para a prática de mergulho como Anchieta e das Couves.

O Corcovado é o ponto mais alto da cidade, a 1.160 metros de altitude, Bonete e das Sete Fontes, todas vencidas depois de cerca de uma hora de caminhada. Ubatuba é conhecida como a Capital Paulista do Surf, e no Parque Estadual da Serra do Mar há muitas outras opções como o trekking que percorrem praias desertas, costões, rios e ruínas de fazendas, sempre envolvidos pela mata Atlântica.

Os passeios de Escuna, Barcos, Lanchas são outras opções para os turistas.

A costa sul do município em sentido a Caraguatatuba estão as praias da Figueira, Maranduba, Lagoinha, Bonete, Cedro, Fortaleza, Dura, Domingos Dias, Lázaro, Enseada, Toninhas, Grande. As tranquilas Domingas Dias e Enseada são frequentadas por famílias, enquanto a Praia Grande e Tenório têm faixas de areia disputadíssimas.

Na região central e na costa sul em sentido a Paraty a onde faz divisa com o estado do Rio de Janeiro as prais de Tenório, Itagua, Perequê-Açu, Vermelha, Itamanbuca, Félix, Prumirim, Puruba, Ubatumirim, Almada, Engenho, Fazenda, Picinguaba e Camburi. Itamambuca e Félix são famosas pelas boas ondas e reúnem os surfistas. Já Prumirim e Almada são praticamente desertas.

Restam muitos marcos da época colonial na paisagem como canhões, fazendas em ruínas ou restauradas, igrejas e capelas modestas. Parte deste passado encontra-se perdido no meio da Mata Atlântica. O artesanato tem raízes nos trabalhos em taquara, palha e vime, produzidos pelos índios, com o barro e a madeira, utilizados pelos franceses.

Ubatuba, além de possuir belas paisagens naturais, também reserva muita cultura para os seus turistas, que visitam a cidade todos os anos. A vida noturna principalmente na temporada de verão, na região central e na  praia de Itaguá, bares e boates investem nos estilos musicais diversificados, a onde concentram os restaurantes de frutos do mar e de cozinha internacional.

O destaque dos cardápios, entretanto, é uma receita caiçara: o peixe com banana, batizado de azul marinho.

Além de toda a programação, atrações e a gastronomia, Ubatuba tem uma excelente estrutura em hospedagens. 

Aproveite. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!