COBRANÇA

Comitê de Bacias Hidrográficas do LN realiza encontro para esclarecimentos sobre saneamento básico

Segundo encontro de esclarecimento à sociedade do litoral norte vai acontecer no dia 23 de setembro, de forma virtual

Da redação
Publicado em 09/08/2022, às 16h22 - Atualizado às 16h52

FacebookTwitterWhatsApp
Comitê vem somando esforços com os diferentes usuários das águas para desenvolver ações e investimentos visando a universalização do saneamento para a população e a proteção das águas Comitê de Bacias Hidrográficas do LN realiza encontro para esclareciment - Foto: Agência Brasil
Comitê vem somando esforços com os diferentes usuários das águas para desenvolver ações e investimentos visando a universalização do saneamento para a população e a proteção das águas Comitê de Bacias Hidrográficas do LN realiza encontro para esclareciment - Foto: Agência Brasil

Após um evento online realizado em junho sobre saneamento básico e balneabilidade em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, os moradores, com o apoio do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN),  receberam informações da Sabesp sobre a real situação do acesso ao saneamento básico e balneabilidade das praias. 

O encontro contou ainda com a participação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (ARSESP) e a secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba.

Depois disto, o CBH-LH, por meio de sua Câmara Técnica de Saneamento (CTSAN), formada por diferentes instituições públicas, privadas e da sociedade civil, se empenhou em divulgar os dados atualizados sobre  saneamento básico para a população.

O Comitê vem somando esforços com os diferentes usuários das águas para desenvolver ações e investimentos visando à universalização do saneamento para a população e à proteção ambiental. Diante do apelo da comunidade de Ubatuba, será realizado o segundo encontro de esclarecimento à sociedade do Litoral Norte no dia 23 de setembro, de forma virtual. A ideia é ter mais esclarecimentos por parte da Sabesp.

Ubatuba é bastante frequentada por veranistas e muito procurada por turistas. São mais de 80 mil residentes e a cidade conta ainda  com uma população sazonal de pessoas que possuem a chamada segunda residência no município, além de locatários de imóveis para aluguel de temporada e estabelecimentos comerciais de estadias. São mais de 450 mil pessoas no município no pico do verão, sendo que muitas residências não têm coleta nem tratamento de esgoto sanitário.

Na verdade, esta situação é alarmante nos quatro municípios da bacia hidrográfica (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba) devido principalmente às questões de regularização fundiária. Isto corresponde a 51% da população da região sem tratamento de esgoto, comprometendo a qualidade dos rios e a balneabilidade das praias.

Quer fazer parte deste encontro? Acompanhe as próximas ações sobre Saneamento no Litoral Norte no site do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte www.cbhln.com.br

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!