ALERTA

Cidade do Litoral Norte registra dois casos de Chikungunya

Doença viral transmitida pela picada de mosquitos do gênero Aedes, entre eles o mesmo transmissor da dengue e Zika, contaminou dois moradores de Ubatuba

Da redação
Publicado em 24/05/2022, às 08h50 - Atualizado às 09h12

FacebookTwitterWhatsApp
Cidade do Litoral Norte registra dois casos de Chikungunya Combate a Dengue - Divulgação
Cidade do Litoral Norte registra dois casos de Chikungunya Combate a Dengue - Divulgação

Dois moradores de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo, foram diagnosticados com Chikungunya, doença viral transmitida pela picada de mosquitos do gênero Aedes, entre eles, o mesmo transmissor da dengue e zika: o Aedes aegypti. Os casos confirmados são de um morador do bairro Rio Escuro e outro da Lagoinha, ambos na região sul do município.

Leia os destaques jornalísticos do dia  ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Segundo o boletim de arboviroses da Vigilância Epidemiológica (Viep) de Ubatuba, os casos positivos no município foram registrados este mês. No mês de março, o boletim já apontava um caso positivo de Chikungunya, mas de um morador de Caraguatatuba que foi atendido na cidade. Atualmente, outros dois exames ainda aguardam resultado.

Entre os principais sintomas da doença estão febre e dores nas articulações. Para um diagnóstico correto, é preciso procurar uma unidade de saúde para atendimento e coleta do exame.

Como prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde alerta a população que é preciso intensificar o combate aos criadouros do mosquito, mantendo a limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Ainda segundo a Vigilância Epidemiológica, Ubatuba contabiliza até hoje (23), 81 casos confirmados de dengue e nenhuma suspeita de zika.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!