Uma publicação no grupo ‘Camping é vida’, no Facebook, viralizou no último dia 12. Na postagem, um internauta mostra imagens de um carro acampando na praia Ubatumirim, em Ubatuba, no Litoral Norte do estado de São Paulo.

Mas o que chama a atenção é a estrutura do veículo que, com alguns ajustes, vira praticamente uma barraca de acampamento.

“Mandou muito bem. Que equipamento top”, escreveu um internauta.

Segundo a proprietária do veículo, a barraca é da marca Dandaro. "São barracas de teto automotivas, amplamente vendidas no mundo inteiro e muito conhecida por quem acampa. Mas o mais importante, estávamos devidamente acampados em um camping pé na areia, o camping do Chacrinha".

Acampar na praia

A prefeitura de Ubatuba informa que acampar na praia, fora das áreas de camping regularizadas, é proibido. 

A administração reforça a importância da denúncia formal para casos de de acampamento na praia. “A prática não é permitida e a fiscalização é realizada mediante denúncia. Por isso, é tão importante orientar as pessoas a denunciarem formalmente”, diz a nota.

A prefeitura ressalta ainda que realiza ações de combate a esse tipo de prática em local irregular. Neste ano, por exemplo, após denúncia a GCM, equipes foram até as praias do Poruba e Estaleiro para desempenhar ações desta natureza. 

Além das denúncias, a equipe ainda agenda operações em alguns locais, como as praias que fazem parte da Trilha das Sete Praias, que contam com participação dos guias de turismo, Guarda Civil Municipal e Polícia Ambiental.

“Reforçamos que a prefeitura não tem uma equipe exclusivamente destinada para isso e que a fiscalização no município possui uma demanda altíssima e equipe reduzida. Por isso, conta com o apoio das denúncias para evitar que situações como essa ocorram. Para ações de campismo em área de praia e área de preservação, a denúncia pode ser feita para a GCM por meio do telefone 153”, afirma a administração.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ https://bit.ly/CNnoticiasultimahora3 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Legislação

O Decreto Estadual 52.388, de 13 de fevereiro de 1970, proíbe o camping selvagem e o churrasco nas praias em todo o litoral do estado, e a Lei Municipal número 1360, de 27 de maio de 1994 também trata sobre o assunto.

O camping em Ubatuba só é permitido em locais regulamentados pelo município.

Recomendações em Ubatuba

Para os amantes do Turismo Ecológico, é recomendada a contratação de um dos mais de 80 guias de turismo credenciados junto ao Ministério do Turismo, que poderão orientar as trilhas e os locais onde é permitida a prática de camping de pernoite.

Além de ser um crime, segundo a lei, o acampamento na praia provoca a depredação da natureza com atitudes como retirada de madeira verde para fazer fogueiras e lixo.

Erramos

Inicialmente, a reportagem apontou a prática de acampamento com o veículo como uma ação ilegal. No entanto, em contato com a proprietária do veículo, fomos informados de que se tratava de acampamento legal em um camping regularizado pela prefeitura.