Popularmente conhecido como de Boto-cinza, o Sotalia guianensis foi fotografado pela bióloga Simone Baratto em alto-mar, na região entre o Ilhote de Maranduba e o Bonetinho, em Ubatuba, no Litoral Norte.

Essa espécie de Boto-cinza é uma das menores espécies de cetáceos, costuma realizar poucos saltos, pode chegar até 2 metros e vive até 30 anos. Vive em águas costeiras, baías, enseadas e estuários do oeste do oceano Atlântico, desde Honduras até o sul do Brasil.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CNnoticiasdolitoral E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Simone Bratto conseguiu registrar o salto do golfinho na região de Ubatuba. Com a sequência de fotos tiradas, o Instituto Argonauta fez um GIF, mostrando o momento exato do salto do mamífero.

O Sotalia guianensis está na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção (IUCN), classificada como "Quase ameaçada" ou, em inglês, "Near Threatened". Isso ocorre porque, provavelmente, em breve o animal será incluído em uma categoria de ameaça.