LARGADOS E DESCUIDADOS

“Samu Animal cortado, Castramóvel sumiu e Zoonoses vai fechar”, veterinário de São Vicente lamenta

Animais sem atendimento, funcionários esgotados e denúncias sem explicação: política de proteção animal de São Vicente entra em pauta novamente

Amanda Oliver
Publicado em 11/10/2021, às 14h46 - Atualizado em 17/05/2022, às 14h10

FacebookTwitterWhatsApp
Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal

“Samu Animal cortado, Castramóvel sumiu e Zoonoses vai fechar”, com essas palavras o médico veterinário Gustavo Palmieri descreveu a atual situação de políticas públicas voltadas ao animal em São Vicente, litoral de São Paulo.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O caso entrou em discussão entre os vicentinos após o Samu Animal da cidade negar outro atendimento de urgência, caso já exposto pelo Portal Costa Norte anteriormente, quando a Zoonoses foi alvo de denúncia de maus-tratos e um animal atropelado foi deixado na rua pela Zoonoses.

A política de assistência aos animais do município passa por críticas desde o início da atual gestão e quem perde, em meio aos trâmites e debates, são os animais inocentes.

“Negaram o resgate deste animalzinho na sexta a tarde. Cadê o Samu Animal? Agora o ônus do resgate e tratamento fica a cargo de protetores ou pessoas de bem que se sensibilizam com a dor do animal”, desabafou o veterinário Palmieri, que atendeu um pet resgatado negligenciado pelo órgão municipal.

Funcionários, protetores e munícipes sofrem diariamente com a sobrecarga de lidar com as responsabilidades de três dos serviços públicos aos animais: “Agradeço também a Dra. Carol, da Ubasa, que deu total atenção ao animalzinho e orientou procurar cirurgia, pois infelizmente a Prefeitura de São Vicente não comprou os materiais para sua realização”, lamenta.

O Portal Costa Norte procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Vicente, visando esclarecer todas as denúncias citadas, porém, o órgão se posicionou com poucas palavras.

“A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que, logo no início da atual gestão, foram detectados graves problemas no Departamento de Controle de Zoonoses (Dezoon) que se arrastavam desde a administração passada.

Diante da situação encontrada, a administração municipal está promovendo uma completa reestruturação da Zoonoses, que envolve a estrutura do local, quadro de profissionais e procedimentos. Mais do que isso, a prefeitura está reformulando toda a política em torno da causa animal, elaborando um planejamento e projetos sérios que o tema merece”.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!