CHEIA DE BELEZA E HISTÓRIA

São Vicente: tudo o que você precisa para curtir a primeira cidade do Brasil

Conheça os pontos turísticos, belezas e passeios que não pode deixar de fazer na cidade da Baixada Santista

Da redação
Publicado em 22/11/2021, às 11h58 - Atualizado em 04/04/2022, às 16h13

FacebookTwitterWhatsApp
São Vicente Biquinha São Vicente São Vicente Biquinha - Divulgação/Prefeitura de São Vicente
São Vicente Biquinha São Vicente São Vicente Biquinha - Divulgação/Prefeitura de São Vicente

Você pode até nunca ter ido a São Vicente, mas com certeza ouve falar dessa cidade desde a infância, mais precisamente quando estava nos bancos escolares. Não é para menos, afinal, estamos falando da primeira cidade brasileira, marco do início da colonização do Brasil pelos portugueses. 

Além de uma história riquíssima, ela não deixa de ser uma cidade litorânea, repleta de belezas e com opções voltadas ao turismo e tudo isso pertinho da capital paulista: apenas 72 km.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥http://bit.ly/Costanorteinforma4& receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Vem com a gente conhecer um pouco mais da história, das praias, dos pontos turísticos e de como chegar até São Vicente!

História

O Brasil foi descoberto em 1500, mas só em 1532 é que de fato teve início a colonização do país. Portugal percebeu essa necessidade para conseguir manter a terra recém descoberta sob o seu domínio. E, a primeira vila foi fundada em uma ilha descoberta no litoral de São Paulo anos antes, em 1502, na expedição de Gaspar de Lemos. Na ocasião ele havia batizado o local em homenagem a São Vicente Mártir. 

Em 20 de janeiro de 1532, a esquadra de Martim Afonso de Sousa avista a Ilha de São Vicente, mas só consegue descer em terra firme em 22 de janeiro. Logo após o batismo oficial como Vila de São Vicente, foram instalados no local a Câmara, o Pelourinho, a Cadeia e a Igreja, que eram as vigas mestras do modo português de administração. 

Imagem aérea Imagem aérea da cidade de São Vicente Cidade de São Vicente (Reprodução/João Prado)

Naqueles tempos, ser uma Vila era ser uma cidade organizada. Sendo assim, São Vicente é a primeira cidade do Brasil e também detém o título de Cellula Mater da Nacionalidade.

Ainda em 1532, Martim Afonso de Sousa promoveu as primeiras eleições na Vila. O acontecimento foi a primeira eleição popular das Américas. A cidade também foi a primeira do continente a ter uma Câmara de Vereadores. 

Curiosidade I: em 1542 a Vila de São Vicente sofreu um desastre natural. Há relatos que falam sobre um “maremoto”, mas não se sabe se foi apenas uma ressaca marítima de maior vulto. Fato é que o mar avançou com força e a Vila teve que ser praticamente toda reconstruída. 

Curiosidade II: São Vicente, apesar de ser a primeira cidade do Brasil, nunca chegou a ser a capital do país. Ela foi sim sede da Capitania de São Vicente, na época das Capitanias Hereditárias. 

Praias

Apesar de ser conhecida no Brasil inteiro por sua rica história, São Vicente não deixa de ser uma cidade praiana e com uma vocação ao turismo. Sua orla pode não ser das maiores, comparando com as cidades vizinhas de Baixada Santista, mas com certeza o visual é inesquecível. Vamos conhecer um pouco mais de suas praias:

Praia do Itararé

Praia do Itararé Praia do Itararé São Vicente São Vicente Praia do Itararé (Reprodução/Anibal Carrion)

A maior praia de São Vicente. Com 2.400 metros de extensão, fica entre as ilhas Porchat e Urubuqueçaba, já na divisa com Santos. Suas ondas são boas para o surfe. Na orla, muitos quiosques, ciclovia, calçadão, jardim, playground e também uma das atrações mais legais da cidade: o teleférico que leva até o alto do Morro do Itararé.

Deste morro também partem os praticantes de voo livre, e na praia também há um espaço para pousos. É na Praia do Itararé que também fica a famosa “Pedra da Feiticeira”, formação rochosa com uma estátua de uma feiticeira, em homenagem à uma lenda do local. 

Praia do Gonzaguinha

Praia do Gonzaginha Praia do Gonzaginha São Vicente São Vicente Praia do Gonzaginha (Reprodução/David Baracho)

A praia mais famosa de São Vicente. É bem próxima ao centro e tem vários bares, restaurantes e quiosques em sua orla. Possui 800 metros de extensão e tem um mar calmo. Bem próximo à Praia do Gonzaguinha fica a conhecida Biquinha de Anchieta. 

Praia dos Milionários

Praia dos Milionários Praia dos Milionários São Vicente São Vicente Praia dos Milionários (Reprodução/Iago Batista)

Faixa de areias claras com 200 metros de extensão, bem estreita, próxima às pedras da Ilha Porchat. O mar no local é bem calmo, ótimo para a pesca. A vista para a baía de São Vicente, com a Ponte Pênsil ao fundo, é sensacional! Seu nome é por causa dos prédios que lá existem, que são considerados de alto padrão, e também porque, antigamente, lanchas paravam por ali para seus proprietários mergulharem. 

Praia de Paranapuã

Praia de Paranapuã Praia de Paranapuã São Vicente São Vicente Praia de Paranapuã (Reprodução/Robson Viana)

Também conhecida como Praia das Vacas, fica no Parque Prainha, na encosta do Morro Japuí. Tem 400 metros de extensão, areias escuras, vista para a Ilha Porchat. Sua balneabilidade é seu ponto fraco, já que quase sempre está imprópria para banho.

Praia de Itaquitanduva

Praia de Itaquitanduva Praia de Itaquitanduva São Vicente São Vicente Praia de Itaquitanduva (Reprodução/Carlos Alberto)

Localizada dentro do Parque Estadual Xixová-Japuí, bem atrás do imponente Morro Xixová. Praia selvagem, que só é acessada por uma trilha dentro da Mata Atlântica. Tem 300 metros de extensão e mar bravo, o que acaba atraindo muitos surfistas. Não há quiosques ou qualquer outra estrutura por lá. 

Pontos Turísticos

Preparamos esse mini guia com os pontos turísticos mais bacanas de São Vicente e que valem a sua visita:

Ilha Porchat

Ilha Porchat Ilha Porchat São Vicente São Vicente Ilha Porchat (Reprodução/Stive Miler)

Um dos cartões-postais de São Vicente, a Ilha Porchat é muito lembrada pelo icônico Ilha Porchat Clube, muito famoso durante anos pelos seus Réveillons e o Baile dos Mares do Sul. Na ilha também fica o monumento Memorial dos 500 Anos, em homenagem aos 500 anos do Descobrimento do Brasil. O local é um mirante projetado por Oscar Niemeyer e possui uma vista belíssima.

Curiosidade: O nome da ilha é por causa da família Porchat, que era dona de casas de veraneio e também um cassino, todos localizados na ilha.

Casa do Barão

São Vicente Casa Barão São Vicente São Vicente Casa Barão (Reprodução/Fernanda Maciel)

Localizada bem no centro de São Vicente, quase ao lado da Prefeitura, essa residência do século XIX abriga o Museu Histórico da cidade e também tem uma bonita área verde. Seu acervo contém 1200 peças, entre quadros, fotos, objetos da cultura indígena e caiçara, entre outros. 

Igreja Matriz

Igreja Matriz Igreja Matriz São Vicente São Vicente Igreja Matriz (Reprodução/Alexandre Almeida)

A primeira igreja matriz da cidade foi uma das construções destruídas pelo maremoto de 1542. A segunda – pasmem! – foi destruída por piratas. A atual data de 1757 e é em homenagem a São Vicente Mártir, padroeiro da cidade. Fica no centro, na Praça João Pessoa. Nesta praça também fica uma réplica da antiga Vila de São Vicente.

Ponte Pênsil

Ponte Pênsil entra na fase final de reforma Ponte Pênsil São Vicente São Vicente Ponte Pênsil (Reprodução/Elieser Teixeira)

Primeira do tipo no país, a ponte data de 1914 e foi construída não com o objetivo principal de travessia, e sim para conduzir canos de esgoto que levavam os dejetos até a Ponta de Itaipu, na atual Praia Grande, para serem despejados no mar. Seus contornos são com certeza a marca registrada de São Vicente. 

Dica: bem próximo da Ponte Pênsil ficam dois pontos tradicionais de São Vicente também. A Plataforma de Pesca, deck com vista para a baía de São Vicente, e a Casa das Bananadas, doceria fundada em 1921 que tem como carro chefe a bananada, que é um sucesso entre os turistas. 

Biquinha

São Vicente Biquinha São Vicente São Vicente Biquinha (Divulgação/Prefeitura de São Vicente)

A Biquinha de Anchieta é uma fonte de água potável que fica bem no local onde o Padre José de Anchieta catequizava os índios na cidade. Há um belo mosaico português retratando esta cena na Biquinha. Reza a lenda que quem bebe daquela fonte sempre volta à São Vicente. Ela fica entre a Praia do Gonzaguinha e a Praça 22 de Janeiro, no centro.

Centro

Cidade Cidade de São Vicente São Vicente Cidade (Reprodução/Bruno Pivone)

O centro de São Vicente é uma atração à parte. Suas ruas estreitas são um formigueiro de pessoas indo e vindo em busca de suas muitas opções de lojas. Atrai gente inclusive de cidades vizinhas. Não deixe de conhecer o Shopping Brisamar, que conta com várias lojas de grandes redes, praça de alimentação e cinema. 

Como chegar até São Vicente?

São Vicente é a cidade do litoral de São Paulo mais próxima da capital paulista. Apenas 72 km separam os dois municípios. O acesso é feito pelo Sistema Anchieta-Imigrantes.

Para quem quer se locomover entre as praias e os diversos pontos turísticos de São Vicente, o transporte público é uma boa opção. A cidade conta com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), espécie de metrô de superfície, que liga diversos pontos do município à cidade vizinha de Ilha, Santos.

Já para quem optar por ônibus urbano, existem as linhas operadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), que da mesma forma que o VLT, ligam vários pontos da cidade até Santos. No site é possível pesquisar linhas e itinerários.

Existe também a empresa que opera apenas as linhas municipais em São Vicente. No site dá para conferir os itinerários.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!