CAPITÃO NA BAIXADA

Ponte dos Barreiros é liberada e totem de Jair Bolsonaro chama atenção na inauguração

Assessor do Tenente Coimbra resolveu “levar o presidente” a São Vicente como forma de agradecimento pela reforma da ponte com recursos federais

Lenildo Silva
Publicado em 27/07/2022, às 15h31 - Atualizado às 16h38

FacebookTwitterWhatsApp
Assessor do Tenente Coimbra resolveu “levar o presidente” a São Vicente como forma de agradecimento pela reforma da ponte com recursos federais Ponte dos Barreiros - Reprodução Vitão Augusto
Assessor do Tenente Coimbra resolveu “levar o presidente” a São Vicente como forma de agradecimento pela reforma da ponte com recursos federais Ponte dos Barreiros - Reprodução Vitão Augusto

Após 12 meses, a Ponte dos Barreiros, que é a principal ligação entre a Área Continental e insular de São Vicente, no litoral de São Paulo, está liberada para veículos. A estrutura chegou a ficar totalmente fechada, há três anos.

Em evento protocolar com autoridades, o prefeito Kayo Amado fez a cerimônia de entrega oficial da Ponte dos Barreiros nesta terça-feira (26), ainda que seu tráfego tenha sido liberado na segunda-feira, às 17 horas.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: Portal Costa Norte | Linktree

Mas o que chamou a atenção dos presentes, e está viralizando na internet, é a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) na inauguração. O candidato à presidência da República está impedido de comparecer à entrega de obras, por conta das restrições da lei eleitoral, mas mesmo assim seus apoiadores arrumaram uma forma de tirar uma foto com ele no evento.

O assessor parlamentar Vitão Augusto, que trabalha com o deputado estadual Tenente Coimbra, conseguiu arrumar um jeito de valer a presença do "Capitão do Povo" na cidade da Baixada Santista. Vitão mandou fazer um totem do presidente em tamanho natural e instalou o retrato numa das cabeceiras da ponte durante o evento.

“É o mínimo que eu poderia fazer! Obrigado, presidente Bolsonaro”, escreveu Vitão em suas redes sociais, em referência ao fato de a ponte ter sido reformada com recursos federais.

Várias pessoas aproveitaram a “presença do presidente”, que oficializou sua reeleição à presidência no último domingo (24), para fazer uma selfie com o principal candidato da direita brasileira.

Veja o vídeo

Ponte dos Barreiros

A segunda etapa da reforma da Ponte dos Barreiros custou R$ 37,5 milhões e contou com recursos do governo federal. Agora, a estrutura suporta uma capacidade de até 45 toneladas e vai ter uma vida útil de 50 anos, sendo necessárias, conforme a legislação, inspeções rotineiras anuais e especiais de cinco em cinco anos. A ponte ganhou, também, câmeras de monitoramento da Guarda Civil Metropolitana da cidade.

O projeto consistiu no encamisamento do fuste e aumento da área da seção circular das estacas. Este encamisamento possui uma espessura de 11 cm densamente armada (anel com 11 cm de espessura e realizado com graute estrutural de resistência de 40 MPa, desenvolvido especialmente para aplicação subaquática).

O reforço de 284 longarinas de concreto armado envolveu a inserção de armaduras longitudinais e transversais na região inferior e na lateral das longarinas e consequente aumento da taxa de armadura. Envolveu também o aumento da seção transversal da viga por meio da utilização de graute com resistência de 40 MPa.

Na recuperação e reforço de 5 longarinas metálicas, foi realizada soldagem de novas chapas de aço nas almas e mesas das vigas longarinas existentes. Envolveu também a pintura para proteção contra corrosão destes elementos estruturais.

Além destes serviços, foi realizada a troca de 580 aparelhos de apoio de todas as longarinas (aparelhos de apoio de neoprene fretado), tratamento das 59 juntas de dilatação (execução de berços de aproximação, lábios poliméricos e instalação dos perfis elastoméricos), drenagem etc.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!