SAÚDE

Pacientes de tuberculose e hanseníase ganham novo espaço para tratamento em São Vicente

Serviço atende cerca de 300 pacientes, realizando testes e exames em livre demanda

Da redaçãoPublicado em 02/09/2021 às 11:34Atualizado há 02/09/2021 às 15:36
Com 241 metros quadrados fica em frente à estação Nossa Senhora das Graças do VLT (Divulgação/Prefeitura de São Vicente)

Com 241 metros quadrados fica em frente à estação Nossa Senhora das Graças do VLT (Divulgação/Prefeitura de São Vicente)

A Secretaria da Saúde (Sesau) inaugurou, nesta quarta-feira (1°), a nova sede do Centro de Atendimento à Tuberculose e Hanseníase (Cath), que passou a atender em local com melhor estrutura.

Com 241 metros quadrados fica em frente à estação Nossa Senhora das Graças do VLT e a uma quadra da avenida Presidente Wilson.

A nova estrutura conta com dois consultórios amplos, farmácia, sala de procedimentos, posto de enfermagem, recepção, sala de espera, cozinha e banheiros, no andar térreo. No piso superior, dispõe de uma sala ampla para o funcionamento do setor administrativo e um banheiro. 

O Cath continua realizando todos os atendimentos que já eram oferecidos, seguindo com as consultas normalmente. Atualmente, o serviço atende, ao todo, cerca de 300 pacientes, realizando testes e exames em livre demanda. 

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp http://bit.ly/CostaNortesonoticias E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

“Com este novo equipamento, nós temos agora uma estrutura adequada para proporcionar todo o tratamento, que é muito específico, e alcançar maior índice de cura, já que os casos requerem um olhar diferenciado”, explicou a secretária de Saúde, Michelle Santos.

O prefeito Kayo Amado participou da inauguração do Cath e agradeceu a todos os envolvidos nessa missão. “É fundamental destacar o bom e eficiente trabalho empenhado no sentido de oferecer espaços melhores de atendimento à população. É muito importante também dar condições melhores para os nossos funcionários trabalharem. Isso se conquista com boa gestão e com a parceria do Legislativo, que representa os olhos dos cidadãos na tarefa de juntos promovermos melhorias para a nossa cidade”.

A representante do movimento Hanse.com, Elizabeth Figueiredo, considerou que a mudança foi muito positiva para todos. "Agora, nós temos um espaço físico adequado para o atendimento dessas duas doenças, tuberculose e hanseníase. Nosso município está de parabéns!".

O novo equipamento fica na rua Benedito Calixto, 275. O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (13) 3468-2870.

Hanseníase

É uma doença crônica infecciosa, causada por uma bactéria, e transmitida de uma pessoa que tenha a doença e não faça tratamento, por meio das vias respiratórias (secreções nasais, tosses e espirros). Pode levar anos para apresentar os primeiros sinais e é possível ser prevenida por meio do diagnóstico precoce e tratamento. Vale lembrar que a doença tem cura e o acompanhamento médico dura, em média, 12 meses.

Tuberculose

É uma doença infecciosa, causada pela inalação da bactéria pelos pulmões, e transmitida, também, por uma pessoa que já esteja doente. O principal sintoma é a tosse. O diagnóstico é feito por meio do exame do escarro. A doença tem cura. O tratamento dura, aproximadamente, seis meses e elimina a possibilidade de transmissão para outras pessoas.

Assuntos

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por