ALAGOU!

Alta da maré provoca alagamentos em São Vicente | VÍDEO

Trechos da rua Frei Gaspar e bairros como Jóquei Clube e Sá Catarina de Moraes foram os mais afetados. Prefeitura diz que vem trabalhando para diminuir problema crônico que atinge a Baixada a décadas

Esther Zancan
Publicado em 19/05/2022, às 15h23 - Atualizado às 15h28

FacebookTwitterWhatsApp
Trecho da rua Frei Gaspar ficou tomado pelas águas na quarta-feira (18) Alta da maré provoca alagamentos em São Vicente | VÍDEO Trecho da rua Frei Gaspar, em São Vicente, tomado pelas águas na quarta-feira (18) à noite - Reprodução/Facebook
Trecho da rua Frei Gaspar ficou tomado pelas águas na quarta-feira (18) Alta da maré provoca alagamentos em São Vicente | VÍDEO Trecho da rua Frei Gaspar, em São Vicente, tomado pelas águas na quarta-feira (18) à noite - Reprodução/Facebook

Um vídeo publicado pela página do Facebook “BNT - Boca no Trombone PG” nesta quarta-feira (19) mostra um trecho da rua Frei Gaspar, em São Vicente tomado pelas águas, devido a maré alta.

Assista:

Ainda segundo a página, bairros como Jóquei Clube e Sá Catarina de Moraes foram os mais afetados pelas inundações. 

O Portal Costa Norte entrou em contato com a prefeitura de São Vicente sobre o ocorrido. A administração municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Parcerias Público-Privadas (Sedurb), informou que entende que a situação dos alagamentos nesta região da cidade é algo bastante grave, devido a influência da maré, pois o nível das vias é baixo em relação ao mar. 

A prefeitura também disse que o prefeito Kayo Amado entende a complexidade do problema, e afirmou que iria enfrentá-lo. 

Segundo ainda a administração municipal, a solução definitiva exige um investimento vultuoso e muitas obras e que, desde que assumiu o mandato, o atual governo vem realizando ações para ao menos diminuir o impacto das chuvas. Um exemplo são as limpezas dos canais, o que, não impede os alagamentos, mas permite um escoamento mais rápido; a desobstrução das bocas de lobo com hidrojateamento e outras ações de zeladoria. 

A prefeitura também salientou que realizou consertos na rede de microdrenagem, com a correção de vários pontos, que melhoraram o escoamento das águas e impediram mais alagamentos. 

Quanto aos recursos do governo do estado, a prefeitura de São Vicente, disse que, juntamente com o Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo), vêm desenvolvendo os projetos para as obras de instalação de comportas, que em breve, vão ser licitadas. Também, em fase de aprovação junto a Secretaria de Desenvolvimento Regional, foram apresentados projetos de microdrenagem para esta região. Ainda há a expectativa de contratar estas obras no próximo mês. São investimentos no montante de 40 milhões. 

A administração municipal reiterou que não existe uma solução milagrosa a curto prazo e está trabalhando para diminuir esse problema crônico que atinge a Baixada Santista há décadas.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!