ESPORTES É VIDA

Santos abre 160 vagas gratuitas para prática de Luta Olímpica nesta quarta-feira (3)

Modalidade, que também é conhecida como wrestling, se assemelha ao judô, mas sem o quimono como vestimenta

Da redação
Publicado em 02/11/2021, às 18h13 - Atualizado às 18h13

FacebookTwitterWhatsApp
Santos abre 160 vagas gratuitas para prática de Luta Olímpica Santos abre 160 vagas gratuitas para prática de Luta Olímpica nesta quarta-feira (3) - Divulgação
Santos abre 160 vagas gratuitas para prática de Luta Olímpica Santos abre 160 vagas gratuitas para prática de Luta Olímpica nesta quarta-feira (3) - Divulgação

A partir desta quarta-feira (3), a Secretaria de Esportes de Santos (Semes) abre 160 vagas para a prática de Luta Olímpica. A nova modalidade, oferecida gratuitamente através de uma parceria com a Associação Desportiva, Educacional e Social Equilibrium, atenderá alunos a partir de 8 anos e acontecerá no Centro Esportivo e Recreativo (CER) M. Nascimento (rua João Fracarolli, s/n, Santa Maria).

Para se inscrever, os interessados devem comparecer no CER, a partir desta quarta-feira, das 9h às 12h ou das 14h às 17h, em posse do comprovante de residência (original e cópia), documento de identidade, duas fotos 3x4 e atestado médico com validade máxima de 6 meses (menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal).

As aulas acontecem em vários dias e horários distintos (veja tabela abaixo). A Secretaria de Esportes ressalta que o número de vagas para cada turma tem alteração diária de acordo com a quantidade de matrículas realizadas, e que os horários disponíveis podem sofrer alteração sem aviso prévio conforme a procura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (13) 3203-3802.

Luta olímpica

De acordo com o gestor do Equilibrium, Tharin Polheim Alves, a modalidade, que também é conhecida como wrestling, se assemelha ao judô, mas sem o quimono como vestimenta. “No wrestling competitivo nós utilizamos a malha como vestimenta e um sapato apropriado. A modalidade consiste em uma luta entre dois indivíduos, que tem como objetivo imobilizar o adversário com as escápulas no solo, podendo também pontuar com projeções”, explica.

Alves destaca os benefícios da modalidade para os praticantes, sejam eles crianças, jovens ou idosos. “A luta olímpica auxilia no desenvolvimento cognitivo-motor, no conhecimento do corpo e das suas capacidades, além de ser um importante meio de sociabilização entre os alunos”, destaca.

Nova modalidade

De acordo com o secretário de Esportes, Gelasio Ayres Fernandes Jr., o wrestiling é mais uma modalidade olímpica que passa a fazer parte do quadro de atividades gratuitas oferecidas pela Semes.

“Apesar do objetivo principal da secretaria ser a prestação de serviços ao munícipe e não o esporte de alto rendimento, as nossas escolinhas acabam sendo a porta de entrada da criança ou do jovem no esporte. São o primeiro contato com a modalidade que, na maioria das vezes, acaba despertando o interesse de seguir adiante e se tornar um atleta profissional e, quem sabe, um grande campeão no futuro”, ressalta.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!