HISTÓRICO E TURÍSTICO

Queridinho dos santistas, bairro Gonzaga completa 133 anos

Local que inspira e respira história há décadas é um dos pontos mais visitados por turistas; bairro conta com mais de 1,6 mil estabelecimentos instalados em toda sua extensão

Lenildo Silva
Publicado em 21/06/2022, às 11h30 - Atualizado às 13h54

FacebookTwitterWhatsApp
Bairro Gonzaga comemora 133 anos nesta terça-feira (21) mantendo-se como um dos metros quadrados mais valorizados da cidade e o queridinho dos santistas Queridinho dos santistas, bairro Gonzaga completa 133 anos - Divulgação Carlos Nogueira/PMS
Bairro Gonzaga comemora 133 anos nesta terça-feira (21) mantendo-se como um dos metros quadrados mais valorizados da cidade e o queridinho dos santistas Queridinho dos santistas, bairro Gonzaga completa 133 anos - Divulgação Carlos Nogueira/PMS

Cartão postal e um dos endereços mais concorridos de Santos, no litoral de São Paulo, o bairro Gonzaga comemora 133 anos nesta terça-feira (21) mantendo-se como um dos metros quadrados mais valorizados da cidade e o queridinho dos santistas.

O bairro se estende ao longo da orla, dos canais 2 (avenida Bernardino de Campos) e 3 (avenida Washington Luís), chegando à avenida Francisco Glicério. É um dos pontos mais agitados, amados e visitados da cidade. No coração do Gonzaga, a Praça da Independência inspira e respira história.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

“O monumento foi construído para as comemorações do centenário da Independência do Brasil e por si só é histórico, transformando-se num patrimônio da cidade. E, com isso, lá se vão mais 100 anos, estamos agora nas celebrações do Bicentenário”, ressalta o historiador da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), José Dionísio de Almeida.

O bairro também é o preferido de quem quer morar com comodidade, diz a médica Gisele Moreira, 55 anos. Ela nasceu no Gonzaga e não tem planos de sair. “Não troco o Gonzaga por nada. É tudo perto. Você não precisa de carro e isso é um atrativo. Tem segurança também para poder andar a pé. Gosto de tudo aqui”.

Local que inspira e respira história há décadas é um dos pontos mais visitados por turistas Queridinho dos santistas, bairro Gonzaga completa 133 anos (Divulgação Carlos Nogueira/PMS)

Facilidade e comodidade são duas palavras que combinam bem com o local. Afinal, é ponto de lazer para os munícipes e referência para turistas, com hotéis, cinemas, clubes e uma infinidade de cafeterias, bares e restaurantes. Além de lojas, sim, muitas lojas espalhadas nos três shoppings, galerias e comércio de rua. São mais de 1,6 mil estabelecimentos instalados no bairro.

“É um bairro 24 horas, muito badalado, no qual as pessoas encontram de tudo. Tem comércio forte e diversificado; é onde muita gente sonha montar um estabelecimento", diz o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos-Praia, Nicolau Obeidi.

O Lanches Independência faz parte deste cenário há 62 anos. Eudecilio Fernandes Queiroz trabalha há 22 anos no restaurante e tem muito orgulho de fazer parte dessa história. “O pessoal fala Santos, já pensa no Gonzaga e na Praça da Independência; daí, já para aqui. Viramos tradição”, afirma ele referindo-se ao estabelecimento.

Ele conta que o sistema de atendimento permanece o mesmo desde o início e é um dos motivos do sucesso junto com o carro-chefe da casa, o Filé Independência. “O original leva 400 gramas de filé mignon, queijo, batata frita e salada. Feito na média especial, claro. Serve duas pessoas tranquilamente”, recomenda Eudecilio.

Rua gastronômica

A rua Tolentino Filgueiras é outro destaque do bairro. A concentração de 18 estabelecimentos do setor de alimentação nos quase 400 metros entre as avenidas Washington Luís e Ana Costa rendeu ao trecho o status legal de Rua Gastronômica, em 2018.

Depois do título, a via recebeu decoração temática que vai dos postes às faixas de pedestres, reforço na iluminação, bancos pelas calçadas e um ar de centro da gastronomia.

Para Vivian Brum Cantarelli, que tem um restaurante no local desde 2010 e esteve, junto com outros empresários, à frente do projeto de revitalização, as mudanças foram fundamentais para ampliar a visibilidade e alavancar a via, que se tornou referência no quesito culinária não somente no Município.

“Desde 2008 já vinha ganhando esses ares. Mas o município ter abraçado a ideia e transformado a Tolentino em Rua Gastronômica foi muito bacana, porque conseguimos atrair a atenção de turistas. É uma realização para todos”.

“É um bairro 24 horas, muito badalado, no qual as pessoas encontram de tudo", diz o presidente da CDL Santos-Praia, Nicolau Obeidi Queridinho dos santistas, bairro Gonzaga completa 133 anos (Divulgação Carlos Nogueira/PMS)

Gerações e livros

Fundada há 62 anos, a livraria Martins Fontes já passou por outros dois endereços, também no coração do Gonzaga, até se instalar definitivamente na avenida Ana Costa.

“Por aqui já passaram várias gerações. A Martins Fontes nasceu como livraria que vendia material escolar. Era um posto do MEC. Vendia material para escolas públicas e particulares. É uma honra, uma alegria e uma responsabilidade manter essa parte da cidade sempre pulsante”, afirma a diretora do estabelecimento, Solange Lopes Martins Fontes.

A Realejo é outro estabelecimento que praticamente se transformou em point turístico e de eventos literários. "É um lazer ligado ao conhecimento em um bairro que é o termômetro da cidade. O Gonzaga representa a história da cidade de Santos”, conta o proprietário José Luiz Tahan.

Fundada há 62 anos, a livraria Martins Fontes já passou por outros dois endereços, também no coração do Gonzaga, até se instalar definitivamente na avenida Ana Costa Queridinho dos santistas, bairro Gonzaga completa 133 anos (Divulgação Carlos Nogueira/PMS)

História

A formação do bairro é de 1889, mas o 21 de junho ficou definido oficialmente como data de aniversário apenas em 1967. O dia foi escolhido em alusão ao nascimento de Luís Antônio Gonzaga, dono do Bar do Gonzaga - famoso ponto de referência de circulação dos bondes no passado, próximo ao local no qual funcionava a Caixa Econômica Federal.

Curiosidades

Praça das Bandeiras, o bondinho e a Fonte 9 de julho formam um conjunto histórico e turístico bem em frente à praia Queridinho dos santistas, bairro Gonzaga completa 133 anos (Divulgação Carlos Nogueira/PMS)

A Praça das Bandeiras, o bondinho e a Fonte 9 de julho formam um conjunto histórico e turístico bem em frente à praia. Servem de cenário para fotos, posts nas redes sociais e de muito conhecimento.

“A Fonte é histórica. Foi feita em 1936 para homenagear a Revolução Constitucionalista, que aconteceu na década de 1930. As bandeiras também são uma homenagem aos estados brasileiros e ao Distrito Federal”, explica Dionísio.

Leia os destaques jornalísticos do dia  ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Aliás, a praia como ponto para aproveitar o mar e o sol, praticar esporte e curtir as horas de lazer também é um costume que foi se moldando ao longo do tempo. "Até 1930, os banhos de mar faziam parte somente de receituário médico”, complementa o historiador. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!