LEITURA E EDUCAÇÃO

Programa Leia Santos distribui livros e gibis em diversos pontos da cidade

Biblioteca móvel estará percorrendo pontos e praças da cidade para doar livros e gibis

Amanda Oliver
Publicado em 04/08/2022, às 10h24 - Atualizado às 11h07

FacebookTwitterWhatsApp
O Leia Santos se expande pela cidade e há pontos de leitura em diversos locais, como postos de saúde e pontos de ônibus, que disponibilizam displays com livros e gibis para leitura gratuita. - Divulgação/Prefeitura de Santos
O Leia Santos se expande pela cidade e há pontos de leitura em diversos locais, como postos de saúde e pontos de ônibus, que disponibilizam displays com livros e gibis para leitura gratuita. - Divulgação/Prefeitura de Santos

O programa ‘Leia Santos - Um Incentivo À Leitura’, projeto da Secretaria De Cultura De Santos (Secult), inicia a agenda do mês de agosto de forma criativa. A biblioteca móvel estará percorrendo pontos e praças da cidade para doar livros e gibis.

Os principais objetivos da iniciativa é: ampliar os espaços de leitura, democratizar o acesso aos livros, despertar o pensamento crítico, formar novos leitores e disseminar o hábito de ler.

Além disso, a equipe do projeto estará presente na 11ª Festa Do Livro Da Estação Da Cidadania, que acontece no próximo dia 13 de agosto, das 14h às 19h, na Avenida Ana Costa, número 340, Gonzaga.

O Leia Santos se expande pela cidade e há pontos de leitura em diversos locais, como postos de saúde e pontos de ônibus, que disponibilizam displays com livros e gibis para leitura gratuita. (Divulgação/Prefeitura de Santos)

O Leia Santos se expande pela cidade e há pontos de leitura em diversos locais, como postos de saúde e pontos de ônibus, que disponibilizam displays com livros e gibis para leitura gratuita.

O projeto também recebe doações de livros, que podem ser retirados pela equipe do ‘Leia Santos’ na própria residência do doador ou entregues em um dos pontos de leitura e bibliotecas municipais. Confira os pontos clicando aqui

Para a retirada dos livros, basta ligar para os números (13) 3226-8021 ou (13) 3223-8908, de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial. A equipe ressalta que a retirada só é oferecida em casos de doações de mais de 20 unidades. Não são aceitas enciclopédias, apostilas e livros didáticos

Confira o roteiro do Projeto Leia Santos para o mês de agosto:

Confira o roteiro do Projeto Leia Santos para o mês de agosto (Divulgação/Prefeitura de Santos)

Na quinta (4) e sexta-feira (5), das 10h às 14h, o projeto da Secretaria de Cultura (Secult) realiza sua edição especial de ‘Volta às Aulas’ na Praça Mauá, localizada no Centro Histórico.

Já em 17 de agosto, o projeto vai à Zona Noroeste, nas proximidades da UME Luiz Carlos Prestes, Praça Maria Coelho Lopes, Santa Maria, das 10h às 14h, com distribuição de livros e gibis.

O dia 21 será voltado para o ‘Dia do BNH’, data em que o bairro Aparecida recebe a visita da biblioteca móvel da Secult. A distribuição gratuita de livros e gibis será na Praça Abílio Rodrigues Paz, das 10h às 14h.

No dia 24, a distribuição será em frente ao Orquidário Municipal, Praça Washington s/nº, das 10h às 14h.

Na data da 28 de agosto a biblioteca móvel retorna à Zona Noroeste, no Caminho São Manoel para distribuição gratuita de livros e gibis das 10h às 14h.

A agenda do Leia Santos em agosto termina no último dia do mês (31) com visita ao bairro Saboó, em frente à UME Vinte e Oito de Fevereiro, na rua Flamínio Levy, 1.051, das 10h às 14h.

Importância da leitura 

Biblioteca móvel estará percorrendo pontos e praças da cidade para doar livros e gibis (Divulgação/Prefeitura de Santos)

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o hábito da leitura está cada vez mais enfraquecido no país. Somente 52% da população é praticante, porém com pouco vigor. A média é de cinco livros por ano, mas somente 2,43 dos livros são lidos até o fim.

Mesmo que a porcentagem de 52% pareça positiva aos olhos da população, a quantidade de livros adquiridos e aproveitados é extremamente baixa, refletindo uma realidade triste referente à educação e incentivo à literatura no país.

O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) revelou que 50% dos brasileiros apresenta resultado "nível 1" em leitura, dentro de uma escala de 1 a 6, sendo 1 o pior desempenho e 6 o melhor.

Muito mais que leitura por prazer e lazer, a literatura fornece um aumento exponencial no vocabulário e interpretação de texto, além do desenvolvimento considerável da imaginação e da crítica.

“A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo”, Joseph Addison.

Confira: 5 dicas para incentivar a leitura na infância

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!