INFRAESTRUTURA

Obras contra enchentes no Rio Saboó, na entrada de Santos, entram em nova etapa

Expectativa de canal de retenção é ampliar em cinco vezes a capacidade de drenagem das águas da chuva e rios em direção ao estuário

Da redação
Publicado em 24/06/2022, às 17h17 - Atualizado às 17h23

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Canal em construção na entrada de Santos O Obras contra enchentes no Rio Saboó, na entrada de Santos, entram em nova etapa Vista aérea de obra em rio de Santos - Imagem: Divulgação / Francisco Arrais / Prefeitura de Santos
Canal em construção na entrada de Santos O Obras contra enchentes no Rio Saboó, na entrada de Santos, entram em nova etapa Vista aérea de obra em rio de Santos - Imagem: Divulgação / Francisco Arrais / Prefeitura de Santos

As obras de combate às enchentes na Entrada de Santos (SP) seguem avançando, afirmou a gestão municipal nesta quinta (23). O serviço em andamento, no Rio Saboó, para ampliar em cinco vezes a capacidade de drenagem das águas da chuva e rios em direção ao estuário, entrou em nova etapa nesta semana.

Galerias duplas de drenagem formadas por aduelas de concreto (blocos pré-fabricados) começaram a ser implantadas sob as avenidas Eng. Augusto Barata/Antônio Alves Freire (Avenida Portuária), no bairro Porto Saboó.

A obra consiste na construção de um canal de retenção e instalação de galerias e tubos sob a Avenida Portuária. E ainda na implantação de canal com cestos, grades e comportas junto à foz do rio, por onde seguem as águas das chuvas e nascentes do morro e do bairro Saboó.

INVESTIMENTO

Na obra do Rio Saboó, iniciada em outubro do ano passado e que tem prazo previsto de entrega de 12 meses, estão sendo empregados R$ 25 milhões. Os serviços, a cargo do Terminal Ecoporto, são fiscalizados pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações.

Trata-se de cumprimento ao Plano Judicial de Compensação Coletiva firmado com a Justiça e o Ministério Público Federal, com anuência da Autoridade Portuária e participação do Município.

DESASSOREAMENTO CONCLUÍDO

O desassoreamento do Rio Saboó está concluído. Os trabalhos foram realizados em área com largura na base de 26 metros e no topo de 47 metros, em uma extensão de 298 metros.

O trecho engloba a futura obra de bueiros triplos compostos por aduelas de concreto, que serão implantadas sob as linhas e pátio ferroviários e sob área de futuro alargamento, e a área onde atualmente começou a execução das galerias duplas com 126 aduelas.

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