HAJA SELFIE!

Morro de Santos ganha espaço digno de Instagram, com guarda-chuvas coloridos

Espaço fica na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra. Conheça um pouco mais sobre a origem dessa tendência

Da redação
Publicado em 24/06/2022, às 14h38 - Atualizado às 14h42

FacebookTwitterWhatsApp
Local instagramável fica na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra Morro de Santos ganha espaço digno de Instagram, com guarda-chuvas coloridos Guarda-chuvas coloridos próximo à Lagoa da Saudade, em Santos - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos
Local instagramável fica na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra Morro de Santos ganha espaço digno de Instagram, com guarda-chuvas coloridos Guarda-chuvas coloridos próximo à Lagoa da Saudade, em Santos - Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

Quem curte navegar pelo Instagram, já deve ter visto fotos belíssimas em cenários decorados com vários guarda-chuvas coloridos suspensos, que conferem aquela atmosfera de sonho aos clicks. Pois, Santos agora possui um local assim!

Oitenta guarda-chuvas coloridos suspensos formam o mais novo ambiente instagramável da Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra. Antes mesmo de finalizada, a instalação já se tornou viral, com vídeos e imagens reproduzidos nas redes sociais.

“Quisemos trazer para a Nova Cintra uma iniciativa que foi sucesso no Centro Histórico (na Primavera Criativa, em 2021) oferecendo mais colorido e uma nova atração a um dos mais importantes espaços de lazer da população”, comentou o prefeito regional dos Morros, Leandro Vasconcelos. O melhor, prosseguiu, é que a ideia foi abraçada por um empresário da localidade, que adquiriu os guarda-chuvas e inclusive garantiu uma quantidade reserva para trocas. “Só compramos os cabos de aço para fixar as peças”, explicou ele sobre o trabalho realizado pela Secretaria de Serviços Públicos do município.

Tendência de instalação cênica com guarda-chuvas teve origem em 2012 na pequena cidade de Águeda, na região de Aveiro, Portugal Morro de Santos ganha espaço digno de Instagram, com guarda-chuvas coloridos Guarda-chuvas coloridos vistos de cima, no Morro da (Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos)

Origem

Intitulada Umbrella Sky Project, a instalação cênica com guarda-chuvas teve origem em 2012 na pequena cidade de Águeda, na região de Aveiro, Portugal. Graças ao sucesso, esse festival, que cobre ruas e salões de festas, tornou-se marca do AgitÁgueda, o principal evento da cidade, logo repetido em outras cidades estrangeiras.

Do século 11 a.C. aos dias de hoje

Esse cenário de múltiplos efeitos visuais remonta à China, onde o guarda-chuva foi inventado por volta do século 11 antes de Cristo. Egípcios começaram a utilizá-lo para se proteger do sol e em rituais na corte do faraó, enquanto na Grécia o uso era exclusivo das mulheres. Durante muito tempo, o guarda-chuva foi visto como um objeto com significado sagrado, a ponto de só ser utilizado para cobrir as divindades e a realeza em procissões e eventos de grande significado espiritual.

Esse aspecto chegou ao cristianismo e, nas cerimônias litúrgicas, existiam sempre dois guarda-chuvas que seguiam à frente do papa - um ia aberto, simbolizando o poder temporal, e o outro, sempre fechado, representava o poder espiritual.

O uso do acessório praticamente desapareceu na Idade Média e, a partir do século 15, os nobres franceses começaram a exibi-lo como sinal de elegância. Mas foram os ingleses que passaram a utilizar a peça para se proteger da chuva, sua verdadeira e principal função, transformando-o em símbolo de classe e distinção.

Leia também: Restauração do Pantheon dos Andradas, em Santos, começa ainda este mês

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!