BELEZA E NATUREZA

Garça é eleita ave-símbolo de Santos com ajuda da população

Animal obteve 165 votos dos santistas, o que representa 20% do total dos 826 votos

Da redação
23/10/2021 às 20:06.
Atualizado em 23/10/2021 às 20:06
Ave-símbolo de Santos é escolhida (Leonardo Casadei)

Ave-símbolo de Santos é escolhida (Leonardo Casadei)

A garça (Ardea cocoi) foi eleita ave-símbolo de Santos em uma eleição virtual promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Uma das maiores aves do país, ela pode ser vista em locais como o orquidário, Jardim Botânico, morros e manguezais e obteve 165 votos dos santistas, o que representa 20% do total dos 826 votos.

A ave-símbolo santista tem dorso e asas cinza-azulados, pescoço branco e uma mancha preta na cabeça. Ela tem entre 95 e 127cm de altura, peso entre 1,9 a 2,1kg e envergadura de 1,80m. 

A votação, encerrada em 15 de outubro, foi feita a partir de uma lista de dez aves (https://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/santos-abre-votacao-para-escolher-ave-simbolo-da-cidade), levando em consideração critérios técnicos, com objetivo de estimular o conhecimento sobre a natureza da região.   

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marcio Paulo, o resultado será oficializado, com publicação no Diário Oficial: "A espécie passará a ser um dos focos dos programas de educação ambiental desenvolvidos no Orquidário, Aquário e Jardim Botânico Chico Mendes (parque que possui uma torre de observação de aves)”, comenta. 

Em segundo lugar, com 140 votos (16,9%), ficou a ave Tiê-sangue, símbolo da Mata Atlântica e abundante na região. Em terceiro, com 136 (16,5%), ficou o Beija-flor-tesoura, que é um dos maiores da espécie e se movimenta em alta velocidade. 

O novo trabalho da Semam é complementar as placas distribuídas pela orla com foto e descrição de dezenas de espécies de pássaros que incidem na região, um trabalho desenvolvido pela bióloga Sandra Pivelli, responsável pela curadoria da eleição. 

PRÊMIOS

A eleição da ave-símbolo também premiou os participantes do concurso. Quinze pessoas foram sorteadas e receberão livros sobre a avifauna. 

O primeiro é o guia ‘Aves da Costa da Mata Atlântica’, de autoria do fotógrafo Leonardo Casadei. O ‘Vem passarinhar em verso em Santos’, de autoria de Sandra Pivelli, é o segundo e o ‘Guia de Aves dos Erasmos’, do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, é o terceiro livro. Os vencedores receberão as obras autografadas, em cerimônia a ser agendada.

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por