FURTOS DE PEÇAS

Bikes de aplicativo sofrem com vandalismo em Santos

Segundo a prefeitura, cerca de 30 bicicletas são trocadas diariamente para manutenção preventiva

Da redação
Publicado em 15/10/2021, às 18h39 - Atualizado às 19h42

FacebookTwitterWhatsApp
Vândalos têm roubado os bancos das bicicletas em Santos Bikes de aplicativo sofrem com vandalismo em Santos Bicicleta sem banco em estação do Bike Santos - Reprodução/Facebook
Vândalos têm roubado os bancos das bicicletas em Santos Bikes de aplicativo sofrem com vandalismo em Santos Bicicleta sem banco em estação do Bike Santos - Reprodução/Facebook

Projeto de compartilhamento de bicicletas por toda cidade, o Bike Santos vem sofrendo com ações de vândalos nas últimas semanas. Na primeira quinzena de outubro, diversos moradores publicaram, via redes sociais, fotos de bicicletas sem bancos e com outras avarias. Outros munícipes também procuraram a reportagem do Portal Costa Norte para denunciar os atos.

“Recentemente vi dois furtos de bancos das bicicletas. Um deles foi na estação do Emissário Submarino e, na outra semana, um vândalo arrancou a peça de uma bike na Ponta da Praia”, alertou um morador, que preferiu não se identificar.

Já outra munícipe destacou o problema educacional no Brasil e até estendeu sua crítica para o âmbito político. “É triste dizer, mas isso é típico da falta de educação brasileira. Depois o povo reclama do governo, mas ele mesmo estraga as próprias coisas”, salientou.

Segundo a Prefeitura de Santos, cerca de 30 bicicletas são recolhidas por dia para manutenção preventiva, além de outras 30 recolocadas. A maior parte dos casos relacionados à manutenção ocorre por mau uso e ações de vandalismo.

Ainda de acordo com a prefeitura, as bicicletas com com peça furtada também são retiradas para a reposição do item e, posteriormente, devolvido à estação. Atualmente, Santos conta com 36 estações espalhadas por toda cidade,

Sobre o projeto

O Sistema de Bicicletas Compartilhadas Bike Santos é composto por estações inteligentes, distribuídas em diferentes pontos da cidade. O usuário pode retirar a bike na estação por meio de aplicativo baixado no smartphone ou com o cartão de transportes público da cidade. Ele pode devolver o veículo em qualquer estação após o uso. O objetivo do sistema é oferecer uma opção de transporte sustentável, saudável e não poluente.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!