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COVID-19

Praia Grande desativa Pronto Atendimento do Ginásio Falcão devido à queda nos casos de covid

Medida, que tem início nesta quarta-feira (16), foi tomada pela melhora nos indicadores do combate à pandemia

Da redação
16/03/2022 às 08:43.
Atualizado em 16/03/2022 às 08:56
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Ginásio Falcão  tem apresentado baixa procura, com uma redução de 86% de atendimentos em fevereiro em comparação a janeiro (Prefeitura de Praia Grande)

Ginásio Falcão tem apresentado baixa procura, com uma redução de 86% de atendimentos em fevereiro em comparação a janeiro (Prefeitura de Praia Grande)

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Com a frequente queda nos números de internações, casos e mortes por covid-19 e ainda com média de 96% dos casos curados, Praia Grande decidiu desativar o Pronto Atendimento de Síndromes Gripais, montado no Ginásio Falcão, no bairro Nova Mirim. A medida terá início a partir desta quarta-feira (16).

O equipamento público tem apresentado baixa procura, com uma redução de 86% de atendimentos em fevereiro em comparação a janeiro, além de contínua queda na primeira quinzena de março. Com isso, de acordo com a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, a demanda pode perfeitamente ser absorvida pela rede de urgência e emergência (UPA Samambaia, UPA Quietude e Hospital Irmã Dulce) e pelas Unidades de Saúde da Família (Usafas) do município.

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Os indicadores relativos à covid-19 em Praia Grande também têm apresentado resultados positivos e dão segurança para essa mudança. Entre janeiro e fevereiro deste ano, a cidade registrou redução de 68% dos casos e diminuição de 43% de mortes, sendo o melhor índice entre as cidades da Baixada Santista. Nas internações houve uma queda de 51% entre 1º de fevereiro e 1º de março na ocupação dos leitos de UTI covid-19 e de 32% dos leitos de enfermaria voltados ao atendimentos de pacientes com a  doença.

Um dos fatores determinantes para a redução em internações, casos e mortes e o controle da pandemia está na ampliação da vacinação na cidade. Até o momento, foram aplicadas mais de 700 mil doses, sendo que 94% da população total de Praia Grande tomou, ao menos, a primeira dose e 81% completou o esquema vacinal com as duas doses ou dose única. Foram imunizadas ainda mais de 130 mil pessoas com a dose adicional.

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O secretário interino de Saúde Pública de Praia Grande, José Isaías Costa Lima, destaca que a melhora desses índices permite avançar na retomada dos demais serviços de Saúde. “São números que nos dão segurança, junto com o aval do Comitê Técnico Científico de Combate à Covid-19, a tomar essa decisão de concentrar nossos recursos e direcionar os atendimentos de covid-19 para a rede municipal de saúde existente, que é suficiente para atender esse momento da pandemia. Mas caso haja necessidade de reativar algum equipamento, a secretaria está atenta e segue acompanhando a pandemia no Brasil e no mundo. E como são equipamentos municipais, podemos reativá-los a qualquer momento, caso necessário”.

Ainda segundo o secretário interino, neste momento ficarão disponíveis, no Hospital Irmã Dulce, 20 leitos de UTI covid. “O Município vai incorporar 10 leitos de UTI para ampliar o atendimento do Hospital Irmã Dulce, vai ser um legado para Praia Grande. E outros 10 leitos também poderão ser absorvidos pelo hospital, mas, neste momento, aguardam as tratativas com o Estado para a devida habilitação. E se preciso for, também poderemos rever e aumentar esses números”.

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Atendimento 

Pacientes que estiverem com sintomas gripais poderão buscar atendimento nas 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) e na rede de urgência e emergência do Município. As Usafas seguirão atendendo casos leves de síndromes gripais, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Já para os casos de síndromes gripais moderadas e graves, os pacientes deverão buscar atendimento na rede de urgência e emergência do município, que conta com o Complexo Hospitalar Irmã Dulce, a UPA Quietude e a UPA Samambaia. Essas unidades funcionam normalmente 24 horas por dia.

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A central telefônica ‘Acolhe PG’ permanece fazendo o monitoramento de síndromes gripais e casos confirmados de covid-19. Além das ligações a cada 24 ou 48 horas, dependendo dos sintomas do paciente, durante, no mínimo, por 14 dias, a central também recebe ligações de munícipes que necessitam de orientação em relação à covid-19.

Confira os horários de funcionamento da Central Acolhe PG:

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De segunda a sexta-feira: 8 às 20 horas

Sábado, domingo e feriado: das 8 às 17 horas

O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281.

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