OUTRA PERDA

Mais um golfinho é encontrado morto no litoral de São Paulo

Animal era da espécie toninha, a mais ameaçada de extinção em toda América do Sul

Da redação
Publicado em 28/11/2021, às 16h01 - Atualizado às 16h18

FacebookTwitterWhatsApp
Golfinho era da espécie toninha e foi encontrada por banhistas que caminhavam pela praia Mais um golfinho é encontrado morto no litoral de São Paulo Golfinho morto na orla de Praia Grande - Divulgação/Praia Grande Mil Grau
Golfinho era da espécie toninha e foi encontrada por banhistas que caminhavam pela praia Mais um golfinho é encontrado morto no litoral de São Paulo Golfinho morto na orla de Praia Grande - Divulgação/Praia Grande Mil Grau

Um golfinho foi encontrado morto neste sábado (27), na orla do bairro Caiçara, em Praia Grande, no litoral paulista. O animal estava em avançado estado de decomposição.

De acordo com a administração municipal, o golfinho foi descoberto por moradores que caminhavam na praia. Após encontrarem o animal, acionaram a Guarda Costeira, que indentificou o golfinho como da espécie toninha (pontoporia blainvillei).

O animal foi removido da faixa de areia pelo Instituto Biopesca. A entidade irá realizar estudos para indentificar a causa de sua morte.

Há exato um mês, no dia 28 de outubro, um outro golfinho morto foi encontrado por banhistas. O animal era da espécie boto-cinza e estava nas areias da Praia Vermelha do Norte, em Ubatuba, conforme noticiado pelo Portal Costa Norte.

Toninha, a espécie mais ameaçada da América do Sul

A toninha, mamífero aquático cujo nome científico é Pontoporia blainvillei, é uma espécie de cetáceo da família Pontoporiidae e a única do gênero Pontoporia. É a única espécie de golfinho em ameaça de extinção no Brasil, e possivelmente a mais ameaçada da América do Sul.

Geralmente, a espécie é encontrada nas águas costeiras do Brasil (do Espírito Santo à Região Sul) e da Argentina e Uruguai, podendo também ser encontrada em alguns rios. A toninha vive em média entre 15 e 20 anos, pesa entre 36 kg e 50 kg e atinge cerca de 1,8 m de comprimento. 

Tem focinho longo e fino, nadadeiras peitorais curtas e largas e nadadeira dorsal pequena e triangular. Por seu tamanho e hábitos, a toninha pode por vezes ser confundida com o boto-cinza.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!