VISITANTE INESPERADO

Golfinho de aparição rara é encontrado morto em Praia Grande

Ameaçado de extinção, o golfinho morto apresentava algumas lesões internas, principalmente pulmonares; segundo o Instituto Biopesca esse gênero de cetáceo inclui espécies como o golfinho-comum e a aparição desses animais é rara

Da redação
Publicado em 16/10/2021, às 10h19 - Atualizado às 12h16

FacebookTwitterWhatsApp
Golfinho de aparição rara é encontrado morto em Praia Grande  Golfinho morto em praia do ocean em Praia Grande - Foto: PG NO AR
Golfinho de aparição rara é encontrado morto em Praia Grande Golfinho morto em praia do ocean em Praia Grande - Foto: PG NO AR

Um golfinho do gênero delphinus foi encontrado morto, na manhã de quinta-feira (14), em Praia Grande (SP). O animal encalhou em uma praia da cidade e foi encontrado pela equipe do Instituto Biopesca que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

A necropsia revelou algumas lesões internas, principalmente pulmonares, e uma equipe especializada do Instituto Biopesca está fazendo análises para fazer o diagnóstico final. O animal era um juvenil macho e não apresentava marcas de rede de pesca.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CNlitoralconectadoE receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

De acordo com o Instituto, esse gênero de golfinho inclui espécies como o golfinho-comum e a aparição desses animais é rara. O animal chamou a atenção de banhistas, por volta das 10 horas, na altura do bairro Ocian.

O golfinho morto apresentava algumas lesões internas, principalmente pulmonares Golfinho de aparição rara é encontrado morto em Praia Grande (Foto: Instituto Biopesca)

Golfinho-comum

O cetáceo, que está ameaçado de extinção, pode ser encontrado em todos os oceanos e também nos mares interiores, como o Mediterrâneo e o mar Negro. Vive em águas tropicais e temperadas, evitando águas com menos de 10°C.

Os delphinus se alimentam de lula e peixes, de preferência os que formam cardumes, como sardinha, arenque e anchova.

Instituto Biopesca

O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!