PARAÍSO PRESERVADO

Praia do Arpoador, em Peruíbe: paisagens deslumbrantes em área de preservação

Praia fica dentro da Estação Ecológica de Juréia-Itatins

Da redação
20/11/2021 às 10:15.
Atualizado em 21/03/2022 às 09:55
Praia Arpoador (Reprodução/Soul Peruíbe)

Praia Arpoador (Reprodução/Soul Peruíbe)

A Praia do Arpoador, em Peruíbe, é ideal para quem procura relaxar, entrar em contato com a natureza e conhecer as riquezas e as diversidades que existem no local, tendo como atração além da praia, trilhas e cachoeiras.

É um passeio com paisagens deslumbrantes, águas cristalinas e tranquilas, perfeitas para boiar, sendo um paraíso escondido no Litoral Sul Paulista. Essa é uma das praias que ficam dentro da Estação Ecológica de Juréia-Itatins, área protegida que garante a preservação da natureza local. 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/Costanorteinforma4 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Já para chegar até a Praia do Arpoador só existem duas formas: de barco ou caminhar pelas trilhas. Pode parecer difícil, mas todo o esforço do percurso vale a pena ao conhecer o local.

A praia ainda conta com uma cachoeira que deságua diretamente no mar, sendo a única praia do Litoral Sul a ter esse fenômeno da natureza.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Conheça mais sobre essa praia imperdível:

Onde fica a Praia do Arpoador?

Praia do Arpoador (Foto: Oziel Brito)

Com águas claras e calmas, a Praia do Arpoador, está entre as praias que existem no interior da Estação Ecológica de Juréia-Itatins. Outras também fazem parte da lista, como Desertinha, Tatuíra, Guarauzinho, Baleia, Parnapuã, Brava, Juquiazinho, Preta, Caramborê e Barra do Una

É chamada também de Núcleo Arpoador, fazendo parte do Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins, no Parque Estadual do Itinguçu (PEIT). Se destaca por ser deserta, diferente da praia que recebe o mesmo nome e fica na área urbana da cidade, no bairro Arpoador.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Fica ao Sul de Peruíbe e a 15 km da região central da cidade. 

Como chegar na Praia do Arpoador?

Praia do Arpoador (Foto: Anderson Lapinskas)

Para chegar à Praia do Arpoador há duas opções: barco ou trilha. A travessia para quem opta em ir ao local com uma embarcação acontece pelo Rio Guaraú, na praia do Guarauzinho. 

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Para chegar na trilha do Arpoador, por exemplo, é preciso atravessar o Rio Guaraú. Da Praia do Guarauzinho até a sede do Núcleo Arpoador são cerca de 900 metros e de lá são 500 metros de trilha nível três (sendo que o um é o nível mais fácil e o cinco mais difícil). Através do percurso chega-se à Praia do Arpoador.

Para acessar essa trilha é preciso autorização da Fundação Florestal e acompanhamento de guia de turismo e monitor ambiental. Agências de turismo receptivo local providenciam tudo, inclusive a travessia do rio com barqueiros.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Ilha do Guaraú (Foto: Leonardo Fontes)

De barco, apesar de cada empresa oferecer pacotes com diferentes percursos, horários e valores, é comum que o tour para conhecer a Praia do Arpoador seja junto com o da Ilha do Guaraú.

Caso o visitante esteja hospedado no centro, as empresas oferecem o transporte até o local de embarque, que é no canto direito da Praia de Guaraú, no Rio Guaraú. A parada pela Praia do Arpoador pode durar de duas a três horas.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O que fazer?

Praia Arpoador (Reprodução/Tripadivisor)

Gosta de lugares calmos? A Praia do Arpoador é perfeita por fazer parte de uma área preservada. Ao mesmo tempo, desperta seu lado aventureiro, já que para chegar ao destino, é preciso fazer trilhas.

As trilhas variam entre os níveis fácil e médio de dificuldade e a contratação de um monitor ambiental também ajuda a fomentar a economia local. A rota mais clássica é a Trilha das Sete Praias, que passa pelas praias Caramborê, Desertinha, Juquiazinho, Paranapuã, Arpoador, Brava e Guarauzinho.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Por se tratar de um local selvagem, de mar aberto e sem nenhuma estrutura, não há quiosques, bares ou restaurantes. Por isso, a recomendação é almoçar depois do passeio de barco que demora de duas a três horas, ou levar os petiscos. 

É importante ressaltar que, apesar de ser permitido levar alimentos, todo o lixo deve ser recolhido e jogado fora da ilha para não prejudicar o meio ambiente. Se possível, também não leve caixas de som para não atrapalhar os animais que vivem no local.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Por ficar muitas horas exposto ao sol, recomenda-se ainda passar e levar protetor, assim como outros acessórios, como chapéu ou boné, óculos escuros, entre outros. É recomendável ainda usar roupas confortáveis e leves, tênis para a trilha e repelente.

Praia do Arpoador (Reprodução/Canal Minhas Viagens)

A praia ainda conta com uma cachoeira que deságua diretamente no mar, onde se pode aproveitar um banho de mar e de cachoeira no mesmo lugar, sendo a única praia do Litoral Sul em que podemos curtir esse fenômeno da natureza.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

 ***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

O Portal Costa Norte é um dos veículos de comunicação do Sistema Costa Norte de Comunicação, empresa que atua no litoral paulista há mais de trinta anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade.

Sistema Costa Norte de Comunicação© Copyright 2022Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte de Comunicação.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por