UMA ILEGALIDADE ATRÁS DA OUTRA

Hotel fazenda no litoral de SP é multado pelo Ibama em mais de R$ 500 mil

Localizado em território indígena e com animais silvestres em cativeiro, hotel em Peruíbe foi embargado pelo órgão ambiental

Da redação
24/11/2021 às 15:44.
Atualizado em 24/11/2021 às 16:11
Durante a ação, fiscais do Ibama encontraram cinco araras azuis, espécie declarada em extinção (Divulgação/Ibama)

Durante a ação, fiscais do Ibama encontraram cinco araras azuis, espécie declarada em extinção (Divulgação/Ibama)

Um hotel fazenda localizado em Peruíbe, no litoral paulista, foi multado em R$ 585 mil por operar na Terra Indígena Piaçaguera, na última segunda-feira (22), de acordo com informações do Ibama. No local também foram encontrados animais silvestres expostos em cativeiro.

Durante a ação, fiscais do Ibama encontraram cinco araras azuis, espécie declarada em extinção, além de um papagaio e duas cobras píton. Os animais foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Lorena, no interior de São Paulo, onde terão a saúde avaliada.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ http://bit.ly/CostaNortealerta2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲 

Duas cobras píton também foram encontradas no hotel fazenda de Peruíbe (Divulgação/Ibama)

“O hotel foi fechado, embargado, e as equipes retiraram todos os animais silvestres e exóticos”,

explicou a chefe do Ibama em Santos, Ana Angélica Alabarce.

Além disso, segundo o orgão, havia outros animais domésticos no empreendimento. O proprietário do hotel foi notificado para que retire os animais e os peixes dos tanques.

Hotel em território indígena

A Terra Indígena Piaçaguera é morada de 358 índios que se autodenominam Tupi-Guarani, segundo dados da Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP), que atua junto com índios e quilombolas para garantir seus direitos territoriais, culturais e políticos.

Os índios estão distribuídos em 11 aldeias e ocupam uma área de 2.773,7978 hectares no município de Peruíbe. A terra indígena está localizada na Mata Atlântica e ocupa uma área bastante preservada, sendo que apenas 11% de seu território encontra-se desmatado. 

A área é cortada pela Rodovia Padre Manoel da Nóbrega e está em uma região bastante urbanizada, com atividades e empreendimentos ligados ao turismo e ao lazer. O território indígena Piaçaguera foi demarcado pela presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por