AÇÃO IRREGULAR

Polícia Ambiental flagra desmatamento de quase 1km² na Serra do Mar, em Itanhaém (SP)

Local está em Zona de Amortecimento. Deposito de madeira também foi identificado e ferramentas foram apreendidas

da Redação
Publicado em 29/05/2021, às 16h13 - Atualizado às 16h50

FacebookTwitterWhatsApp
Quatro indivíduos foram surpreendidos contando as árvores com uma série de equipamentos - Reprodução/ Policia Ambiental
Quatro indivíduos foram surpreendidos contando as árvores com uma série de equipamentos - Reprodução/ Policia Ambiental

Agentes da Polícia Ambiental flagraram o desmatamento de uma área de 800m² em plena Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar, em Itanhém (SP). O flagrante, na sexta-feira, 28,  veio após denuncia anônima à corporação.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Quatro indivíduos foram surpreendidos contando as árvores nativas com a utilização de uma série de equipamentos. Após a vistoria, eles foram indagados sobre a motivação e justificaram ser para construção de moradia própria, mas não apresentaram a documentação pertinente.

A área estava cercada por seis mourões de madeira nativa utilizadas como estaca, todas da espécie Jacatirão com aproximadamente 0,14M³. Material este apreendido para averiguação.

Os agentes também apreenderam um rolo de arame farpado com 250m; uma cavadeira articulada; um machado; uma pá; uma enxada; um martelo; um saco de grampos contendo 1kg; um alicate; um pequeno rolo de arame cozido e um facão.

A área apesar de inserida na Zona de Amortecimento do Parque, está fora de Área de Preservação Permanente – APP e Unidade de Conservação – UC.

Embargos e multas

A área foi embargada e cada acusado foi multado em R$ 1.204,00 com base em dois artigos da Resolução SIMA 05/2021, por desmatamento (art . 49) e armazenamento irregular de madeira (art. 47), o que totaliza R$ 4.816,00 em multas.

O caso foi encaminhado ao Distrito Policial com base na Lei Federal nº 9.605/98.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ITANHAÉM CLICANDO AQUI

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!