PARAÍSO NO LITORAL SUL

Itanhaém: conheça a história e as belas praias da cidade do litoral sul paulista

Cidade possui quase 26 km de faixa litorânea e 14 praias para todos os gostos com, literalmente, cenários dignos de novela

Esther Zancan
Publicado em 05/11/2021, às 16h05 - Atualizado em 01/02/2023, às 15h01

FacebookTwitterWhatsApp
Praia dos Pescadores Praia dos Pescadores Itanhaém - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém
Praia dos Pescadores Praia dos Pescadores Itanhaém - Divulgação/Prefeitura de Itanhaém

Segunda cidade mais antiga do Brasil, Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, é daqueles destinos que podem surpreender positivamente o turista, já que não é uma cidade tão badalada quanto outras.

Confira neste guia que o Portal Costa Norte preparou para você um pouco mais da história do município, como chegar, as melhores praias, programas noturnos legais, opções para os dias chuvosos e muito mais!

História 

Itanhaém foi fundada em 22 de abril de 1532. O povoamento teve início com a expedição colonizadora de Martim Afonso de Souza, que também fundou São Vicente, conhecida como a primeira cidade do Brasil, em janeiro do mesmo ano.

Naqueles tempos, Itanhaém era habitada pelas tribos dos tupiniquins, tamoios e tupinambás. Aliás seu nome vem do tupi itá-nha’ que significa “pedra que canta/chora”, inspirado no som do mar batendo nas pedras das praias. 

O município também é bastante conhecido pelo longo período que o padre jesuíta José de Anchieta passou lá durante a catequização dos índios. 

Cultura

Itanhaém tem uma forte ligação com a cultura também. A cidade é a terra natal do pintor Benedito Calixto e possui uma forte ligação com o também pintor Alfredo Volpi. Ah!, e não tem como não citar a primeira versão da novela Mulheres de Areia, exibida ainda nos tempos da TV Tupi, em que as areias do município foram o cenário escolhido. Há inclusive um monumento na Praia dos Pescadores em homenagem às gravações do folhetim dos anos 1970.

Onde fica e como chegar em Itanhaém

A cidade, que fica apenas a 110 km da capital paulista, é uma das nove da Região Metropolitana da Baixada Santista e fica entre Mongaguá e Peruíbe. O acesso é bem fácil, principalmente para quem sai da cidade de São Paulo. É só seguir pelo Sistema Anchieta-Imigrantes e depois pela rodovia Padre Manoel da Nóbrega; um trajeto que, em condições normais de tráfego, é possível vencer em uma hora e meia. 

Praias

Itanhaém possui quase 26 km de faixa litorânea e 14 praias para todos os gostos. As melhores são:

Praia do Gaivota

Praia do Gaivota Praia do Gaivota Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Localizada na divisa com Peruíbe, a praia atrai uma galera mais jovem no verão, que vai em busca dos quiosques e de sua bela paisagem e ampla faixa de areia. 

Cibratel

Praia de Cibratel Praia de Cibratel Itanhém (Foto: Thalita Ferreira)

Uma das mais badaladas da cidade, Cibratel é ideal para curtir com a família! Seu mar de ondas calmas e a larga faixa de areia são na medida certa para levar a criançada. Ela também conta com quiosques e fica em um bairro com muitas opções de hospedagem.

Praião

Praião Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaem)

Faz jus ao nome. Tem por volta de 11 km de extensão e fica em uma área mais central da cidade, o que atrai mais turistas devido à proximidade do comércio. Em alguns trechos o mar é mais agitado, ótimo para os surfistas.

Praia do Tombo

Praia do Tombo Praia do Tombo Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Também conhecida como Boca da Barra, é onde o rio Itanhaém se junta ao mar. Para se ter uma ideia da beleza do lugar, ele já serviu de inspiração para o pintor Benedito Calixto.

Praia das Conchas

Praia das Conchas Praia das Conchas Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Bela enseada que também faz jus ao nome, já que é tomada por pequenas conchas das mais variadas cores e tamanhos. Endereço certo pra quem quer tranquilidade e ter a oportunidade até de avistar tartarugas marinhas que costumam ficar nas pedras.

Praia dos Pescadores

Praia dos Pescadores Praia dos Pescadores Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Foi esta praia que serviu de cenário para a versão da TV Tupi da novela Mulheres de Areia, escrita por Ivani Ribeiro. É ótima para quem curte uma boa caminhada e também atrai surfistas.

Praia da Saudade

Praia da Saudade Praia da Saudade Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Praia um pouco mais afastada, que é acessada por meio de trilha, aos pés do Morro Sapucaitava, o que a faz ser um recanto bem sossegado e de lindas paisagens.

Praia dos Sonhos

Praia dos Sonhos Praia dos Sonhos Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Para muitos, a mais linda de Itanhaém. Possui extensa faixa de areia e rochas. Nela se encontra um dos pontos turísticos mais famosos da cidade, a Cama de Anchieta, formação rochosa que teria sido o recanto preferido do padre José de Anchieta para seu descanso, há também a passarela que dá acesso ao local.

Praia do Suarão

Praia do Suarão Praia do Suarão Itanhaém (Reprodução/Mundo Logout)

Leva esta denominação por ficar localizada no bairro de mesmo nome. O Suarão é um dos bairros mais antigos de Itanhaém, logo, a praia também é uma das mais procuradas pelos veranistas. Possui uma boa estrutura tanto de quiosques quanto para hospedagem. 

Geografia

A beleza de Itanhaém não vem apenas das praias. O trecho de Mata Atlântica preservada é de 300 km² e a bacia hidrográfica é composta por 912 km de rios. Tudo isso lhe dá o título de “Amazônia Paulista”. 

Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras Ilha da Queimada Grande Itanhaém Imagem aérea da Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras (Reprodução)

Não se pode esquecer que a Ilha da Queimada Grande, também conhecida como Ilha das Cobras e que possui a fama de ser uma das ilhas mais perigosas do mundo, pertence à Itanhaém. Estima-se que lá há quase 25 mil exemplares da Jararaca-Ilhoa, extremamente venenosa. O desembarque é proibido.

O que fazer em Itanháem quando chover?

Se a sua preocupação é o que fazer em Itanhaém se não der praia durante sua estada na cidade, fique tranquilo. Há diversas opções de passeios para os turistas. Confira algumas:

 Museu da Conceição de Itanhaém

Museu da Conceição de Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Localizado no Centro Histórico, é um dos prédios mais antigos da cidade e seu acervo conta com peças do período colonial e fotografias antigas.

 Pinacoteca Municipal

Pinacoteca Municipal de Itanhaém Pinacoteca Municipal Fachada da Pinacoteca Municipal de Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Também no Centro Histórico, recebe exposições de arte.

 Igreja Matriz de Sant’Anna

Igreja Matriz de Sant’Anna (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

A construção do templo data do século XVII.

 Casa do Artesão

Casa do Artesão Casa do Artesão Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Local em que os artesãos da cidade expõem seus trabalhos.

Centro de Educação Ambiental

Centro de Educação Ambiental Centro de Educação Ambiental de Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Conta com ossos de animais de pequeno e de grande porte, conchas, ferramentas indígenas e uma sala dedicada aos biomas marinhos, dos rios e dos manguezais. 

O que fazer à noite em Itanhaém?

Cinemar de Itanhaém Fachada do Cinemar de Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

Para as noites em Itanhaém a aposta certeira é um tour gastronômico, já que a cidade conta com opções para todos os paladares, como bares, hamburguerias, restaurantes de frutos do mar e os da tradicional culinária caiçara. 

Ah!, e se pintar aquela vontade de pegar um cineminha, também é possível. Itanhaém conta com o Cinemar que fica na Praia dos Sonhos.

Itanhaém é boa para morar?

Amanhecer na Praia do Sonho e Pescadores em Itanhaém Itanhaém (Divulgação/Prefeitura de Itanhaém)

É natural que, depois de conhecer tudo de bom que há em Itanhaém, brote aquela vontade de morar à beira-mar. Mas será que ela é a melhor escolha?

Bem, pra quem procura uma vida mais sossegada e um belo cenário, com certeza a cidade é uma opção a ser considerada. Com pouco mais de 100 mil habitantes, o município ainda mantém aquele ar bucólico que vizinhas da Baixada Santista, como Praia Grande, Santos e Guarujá, já não possuem mais. 

A própria geografia litorânea convida a um estilo de vida mais saudável com a possibilidade de se locomover caminhando ou pedalando uma bicicleta. A proximidade com a capital faz muita gente também optar pelo famoso “bate e volta”, mantendo seus empregos por lá e só descendo a serra para dormir e passar os fins de semana e folgas. 

Por outro lado, é necessário falar sobre a criminalidade na cidade. Uma pesquisa do Instituto Sou da Paz realizada em 2020 apontou quatro cidades da região da Baixada Santista entre os dez municípios paulistas com os maiores índices de exposição à criminalidade violenta, e Itanhaém é uma delas. As outras são Mongaguá, Peruíbe e Praia Grande.

Como nenhum lugar é perfeito, cabe aqui um exercício de ponderação para uma boa escolha. 

Leia também: Que tal um passeio de barco pelo rio Itanhaém?

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!