LITORAL HIGH-TECH

Desmatamento em floresta protegida é flagrado em primeira operação com drone em Itanhaém (SP)

Tecnologia ajudou a identificar local desmatado em área inóspita da cidade; Operação contou com três pastas municipais e Polícia Militar Ambiental

Da redação
Publicado em 06/05/2021, às 10h13 - Atualizado às 10h26

FacebookTwitterWhatsApp
Desmatamento em área inóspita de mata protegida foi flagrado por meio do uso de drone CAPA - Desmatamento em mata protegida é flagrado em primeira operação com drone em Itanhaém (SP) - Imagem: Divulgação / Gestão Municipal de Itanhaém
Desmatamento em área inóspita de mata protegida foi flagrado por meio do uso de drone CAPA - Desmatamento em mata protegida é flagrado em primeira operação com drone em Itanhaém (SP) - Imagem: Divulgação / Gestão Municipal de Itanhaém

Um desmatamento numa área protegida de Itanhaém, no litoral de São Paulo, foi flagrado nesta quarta-feira (5), na primeira operação com uso de drone na cidade. A ação foi realizada por uma força-tarefa envolvendo diversos órgãos municipais e a Polícia Militar Ambiental.  

De acordo com informações da gestão municipal de Itanhaém, com emprego do drone, a fiscalização identificou o desmatamento numa área de difícil acesso no bairro Maranata. Após identificação do desmatamento, a força-tarefa que conduzia a operação se dirigiu ao local para coibir a ação ilegal.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤http://bit.ly/CNnoticiasdolitoral2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Com uso de drone, força-tarefa identificou o desmatamento numa área de difícil acesso no bairro Maranata Desmatamento em mata protegida é flagrado em primeira operação com drone em Itanhaém (SP) (Imagem: Divulgação / Gestão Municipal de Itanhaém)

A ação contou com profissionais das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente, Trânsito e Segurança, Obras e Desenvolvimento Urbano, além da Polícia Militar Ambiental. No âmbito da força tarefa, também foram fiscalizadas áreas protegidas nos bairros Belas Artes, América, Umuarama, Jardim Magalhães e Rio Preto.

O uso da tecnologia foi visto como uma útil inovação pelo secretário de Trânsito e Segurança, Milton Gordo. "O drone que foi adquirido recentemente, contribuiu de forma significativa, para o sucesso da operação de hoje”, afirmou. Este foi o primeiro uso oficial do equipamento na cidade. O secretário garantiu que as operações de fiscalização com drones ocorrerão com frequência na cidade.

Equipes da força-tarefa foram ao local e coibiram o desmatamento; órgãos municipais prometem utilizar tecnologia em futuras operações Desmatamento em mata protegida é flagrado em primeira operação com drone em Itanhaém (SP) (Imagem: Divulgação / Gestão Municipal de Itanhaém)

O secretário do Meio Ambiente, César Ferreira, também afirmou que o equipamento será utilizado em futuras operações de preservação ambiental. "A força tarefa de hoje mostra que estamos no caminho certo. Vamos intensificar as operações para evitar que mais áreas protegidas sejam desmatadas”.

A prefeitura ressaltou que o uso da tecnologia otimiza o trabalho de fiscalização. “O município de Itanhaém integra o sistema de vigilância ambiental integrada do Programa Litoral Sustentável. O planejamento e monitoramento são voltados, especialmente, para áreas de ocupações irregulares e ambientalmente relevantes, e envolverá ações conjuntas de fiscalização com uso de tecnologias inteligentes”, ressaltou a gestão municipal.

O Programa Litoral Sustentável, segundo a prefeitura, visa promover o desenvolvimento econômico e social do litoral paulista em harmonia com a conservação dos recursos naturais, realocação de famílias em área de risco socioambiental e desenvolvimento institucional do estado de São Paulo e municípios para planejamento territorial e monitoramento e fiscalização ambiental.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!