AVE FANTASMA

Ave noturna exuberante é flagrada ‘meditando’ em praia de Itanhaém (SP)

Morador flagrou urutau, ave dificilmente vista de dia, em plena praia da cidade; imagem encantou outros moradores da região

Da redação
Publicado em 11/05/2021, às 10h13 - Atualizado em 03/05/2022, às 11h15

FacebookTwitterWhatsApp
Animal, que possui hábitos intensamente noturnos, dificilmente é avistado de dia, ainda mais em locais movimentados Ave noturna exuberante é flagrada ‘meditando’ em Praia de Itanhaém  (SP) - Imagem: Reprodução / Acervo Rodrigo Grant
Animal, que possui hábitos intensamente noturnos, dificilmente é avistado de dia, ainda mais em locais movimentados Ave noturna exuberante é flagrada ‘meditando’ em Praia de Itanhaém (SP) - Imagem: Reprodução / Acervo Rodrigo Grant

Um morador de Itanhaém, no litoral de São Paulo, divulgou nesta segunda-feira (10) o registro de um exuberante urutau, ave de hábitos noturnos, numa praia de Itanhaém, no litoral de São Paulo, despertando a curiosidade de moradores da região nas redes sociais. “Gente, que isso, é um tronco?” indagou uma internauta, em referência à posição do animal.  

O morador fez o registro na praia Satélite. “Foi registrada por mim no início de outubro de 2020, por volta das 16h, quando estava no Satélite Esporte Clube e notei uma aglomeração do outro lado da orla. Ao me aproximar, notei uma ave absolutamente imóvel, que dava até a impressão de estar numa espécie de transe”, esclareceu o morador Rodrigo Grant, que fez o registro da aparição rara.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/CNlitoralconectado E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

A ave, de hábitos noturnos, não costuma aparecer ao dia, ainda mais em praias. O nome urutau, em tupi, significa “ave fantasma”, em referência ao melancólico canto entoado sempre à noite pela ave. Há lendas associadas à ave no Brasil, no Peru e na Bolívia. As lendas variam, mas, em geral, há no enredo uma mulher apaixonada que, transformada em ave, canta por seu amor perdido.

De nome científico Nyctibius griseus, o urutau tem uma característica única em aves, duas fendas em sua pálpebra superior permitem que o urutau enxergue mesmo de olhos fechados, o chamado “olho mágico”.

A ave permanece longos períodos imóvel com o pescoço ereto e os olhos fechados, o que, por sua coloração, faz com que seja confundida com um tronco. Provém deste aspecto um de seus apelidos: emenda-toco.

“Provavelmente, deva ter se perdido e acreditava estar camuflada em algum tronco de árvore”, especulou Grant, o morador que fez o registro.

Nas redes sociais regionais, o registro do animal intrigou. Entre moradores imaginando que a ave era um tronco, a maioria elogiou a beleza do animal. “Este bicho é lindo …. Mas quando canta na mata, é de arrepiar”, afirmou um morador no grupo Foto Clube Itanhaém.

Na ocasião do registro, afirmou Rodrigo Grant, o animal não parecia machucado, apenas perdido, e, ao anoitecer, foi-se embora da praia.

“Algumas pessoas não tinham muita noção e tentavam tocá-la. Decidi fazer uma espécie de campana para protegê-la até o anoitecer, quando poderia finalmente voar e buscar seu caminho. E assim foi. Afastei educadamente alguns curiosos e, por volta das 19h, ela seguiu seu rumo”, relembrou o morador. 

LEIA MAIS SOBRE: ITANHAÉM

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!