PREJUÍZO

Veículo de morador de Ilhabela pega fogo após abastecimento: “Perdi um carro”

De acordo com o morador, o carro estava em perfeitas condições antes do abastecimento. Ninguém ficou ferido; confira o que fazer em casos de incêndio no veículo

Da redação
Publicado em 26/05/2022, às 16h09 - Atualizado às 16h53

FacebookTwitterWhatsApp
Segundo morador o carro começou a apresentar problemas após abastecimento e pegou fogo Veículo de morador de Ilhabela pega fogo após abastecimento: “perdi um carro” carro incendiado - Foto: Divulgação | Reprodução
Segundo morador o carro começou a apresentar problemas após abastecimento e pegou fogo Veículo de morador de Ilhabela pega fogo após abastecimento: “perdi um carro” carro incendiado - Foto: Divulgação | Reprodução

Um morador de Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo, usou as redes sociais para fazer uma denúncia.

Segundo ele, após abastecer seu veículo com gasolina em um dos postos da cidade, o carro pegou fogo.

“Você vai em posto e seu carro está bom, perfeito. Paga R$ 8 no combustível e depois o carro começa a falhar, ficar ‘fraco’ e exalar cheiro de álcool. Como? Se eu abasteci com gasolina”, escreveu o morador.

𝗟𝗲𝗶𝗮 𝗼𝘀 𝗱𝗲𝘀𝘁𝗮𝗾𝘂𝗲𝘀 𝗷𝗼𝗿𝗻𝗮𝗹𝗶́𝘀𝘁𝗶𝗰𝗼𝘀 𝗱𝗼 𝗱𝗶𝗮 ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

O ilhabelense afirmou ainda que no dia seguinte o veículo teve problemas com a partida eletrônica. “Depois de muita luta, o carro funcionou e... pegou fogo. Já abasteceu e o carro ficou ruim? Cuidado!”, alerta.

Apesar do incêndio, ninguém ficou ferido. “Acabo de perder um carro”, concluiu o morador.

O que fazer em casos de incêndio no veículo?

Os casos de incêndio no veículo não estão nos planos de nenhum motorista, mas trata-se de uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa. Seja por um aquecimento do motor ou por conta de uma colisão, um carro pode pegar fogo quando você menos espera.

Por ser uma situação esporádica, muitos motoristas não sabem como agir em casos de incêndio no veículo. Será que é melhor usar o extintor de incêndio ou simplesmente se afastar do carro? Como você deve agir para minimizar os danos?

O incêndio no veículo é uma situação muito delicada. Além de causar sérios danos ao carro, a sua integridade física também pode estar em risco ao ficar muito próximo do fogo.

Para minimizar os riscos da situação, confira um passo a passo de como agir em casos de incêndio no veículo:

- Estacione o veículo o mais afastado que puder de outras pessoas ou veículos;

- Desligue o carro imediatamente após parar;

- Abra um pequeno pedaço do capô para aliviar o calor;

- Através da pequena fresta aberta, utilize o extintor de incêndio para controlar o fogo;

- Se você não conseguir apagar o fogo dessa forma, acione o corpo de bombeiros e fique o mais longe possível do veículo.

Além de seguir essas recomendações, é importante que você não utilize nenhum líquido para tentar apagar o fogo ou qualquer outra técnica diferente. O incêndio no veículo pode levar a uma explosão por conta dos produtos inflamáveis.

Como prevenir situações de incêndio?

Mais do que saber como agir em casos de incêndio, é fundamental saber como prevenir essas situações, não é? Apesar de ser impossível eliminar em 100% os riscos, existem várias ações que você pode fazer para reduzi-los.

Primeiramente, vamos entender quais são as causas que podem levar a um incêndio:

- Vazamento de líquidos inflamáveis de cabos ou mangueiras, que causam incêndio no contato com o motor;

- Panes elétricas e curtos-circuitos que podem gerar pequenas faíscas – que causam incêndios no contato com líquidos inflamáveis;

- Colisões que danificam o motor, geram vazamentos ou panes elétricas também podem gerar incêndios.

Levando em conta quais são os motivos que causam incêndio no veículo, as prevenções que você pode adotar para evitar essas situações são:

- Faça manutenção preventiva para evitar o desgaste dos componentes internos;

- Tenha um cuidado especial com as instalações elétricas do seu carro;

- Utilize apenas combustível de boa qualidade para evitar danos na tubulação;

- Ao sentir cheiro muito forte de combustível ou queimado, procure uma oficina.

Além de seguir essas dicas, também pode ser uma boa ideia ter um seguro que cubra casos de incêndio. Dessa forma, você minimiza as perdas materiais em situações de sinistro.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!