ESPORTE

Família mais querida do Brasil esbanja simpatia em mais uma volta ao mundo

Vilfredo e Heloísa Schurmann concederam entrevista ao vivo no programa Café da Manhã, da TV Cultura Litoral e falaram sobre os anseios da expedição Voz dos Oceanos

Antonio PereiraPublicado em 20/09/2021 às 16:50Atualizado há 23/09/2021 às 22:18
Heloísa e Vilfredo ressaltaram preocupação com limpeza dos mares (Reprodução/ TV Cultura Litoral)

Heloísa e Vilfredo ressaltaram preocupação com limpeza dos mares (Reprodução/ TV Cultura Litoral)

E se pudessemos içar velas e partir por aí mar a dentro por uma longa temporada, sem data e sem hora para voltar? No Brasil há quem tem vasta experiência no assunto e está empenhado em nada mais nada menos que a 4ª volta ao mundo. Justamente eles: os pioneiros.

A família Schurmann passou por Ilhabela, no litoral de São Paulo, e foi de dentro da cabine do veleiro, que os simpáticos Vilfredo e Heloísa concederam uma bela entrevista ao programa Café da Manhã, da TV Cultura Litoral, desta sexta-feira, 17.

Dessa vez o tema central da expedição, denominada Voz dos Oceanos, é a limpeza dos mares, até porque não precisa ir longe para tropeçar em algum entulho jogado nas praias. É assim no Brasil e por todo o planeta. São latinhas, garrafas pet, canudos e, atualmente, com a pandemia da covid-19, milhões de máscaras descartáveis que se amontoam em toneladas de resíduos descartados de forma incorreta.

Estudos desenvolvidos pelas Universidade de Oxford, Leeds e Common Seas apontam que mais de 11 milhões de toneladas de plástico chegam anualmente aos oceanos, número que pode mais que dobrar até 2040.

A expedição

"O mar está poluído e o microplástico é mais que uma realidade nos oceanos", lamentou Vilfredo. A expedição foi iniciada há três semanas, com saída de Balneário Cambiriu (SC).

No percurso a tripulação vai estudar a saúde dos mares e buscar soluções para esses resíduos. Cientistas, pesquisadores e ONGs também foram convidados para participar da viagem em alguns trechos. A iniciativa tem o apoio do Programa da ONU para o Meio Ambiente - PNUMA.

A bordo do veleiro Kat estão o capitão Vilfredo, a esposa Heloísa, os filhos Pierre, David e Wilhelm Schurmann – além do restante da tripulação composta por Alan, Jefferson, Erica e Carmina.

Experiência anterior

Testemunha ocular desse crescente imbróglio, a família Schurmann tomou um susto em 1998 ao chegar na desabitada Ilha Henderson, no Pacífico Sul. Eles estavam na segunda volta ao mundo a bordo de um veleiro e, ali, esperavam não encontrar nada, nem ninguém. Mas a realidade foi outra.

"A ilha estava coberta de lixo plástico, principalmente por insumos de pesca, como bolas, anzóis", conta Heloisa Schurmann, 75, matriarca da família, em entrevista a Ecoa, realizada a bordo do veleiro Kat

Café da Manhã

O programa Café da Manhã acontece ao vivo, de segunda a sexta, das 9 às 10 h, na TV Cultura Litoral, canal 48.1 UHF DIGITAL e 522 da CLARO NET HD para toda Baixada Santista e Litoral Norte; e pela rádio Praia FM 106,1.

Assuntos

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por