Há mais de duas décadas colorindo o canal de São Sebastião, o Carnamar, que está em sua 22ª edição, irá reunir embarcações como escunas e barcos, neste domingo de Carnaval (19). A saída das embarcações será às 11h, no bairro São Francisco, em frente ao Convento Nossa Senhora do Amparo, em direção ao canal de Ilhabela.

Ao mesmo tempo, nas areias da praia do São Francisco, haverá esporte e recreação das 11h às 16h, com distribuição de brindes, atividades aeróbicas e de entretenimento com a programação do projeto ‘Conexão Verão’.

Na parte da tarde, ainda tem o tradicional concurso de Miss e Mister Carnamar, com direto a troféus e brindes como premiação. Quando retornarem à praia, os participantes receberão as premiações em dinheiro para a embarcação mais animada e a melhor enfeitada. Não haverá inscrição.

Desfile e apuração

As quatro agremiações carnavalescas desfilam na noite do domingo (19), na Rua da Praia. Às 21h, o Bloco de Afoxé ‘Ilê um Zambi’ abre o desfile. Em seguida, às 22h, quem entra na avenida é a escola de samba X-9 do Canto do Mar. Logo depois é a vez da Ki-Fogo, do Pontal da Cruz (23h). A Mocidade Independente da Topolândia irá desfilar à 0h e, para finalizar, à 1h, a atual campeã Acadêmicos de São Francisco encerra os desfiles.

A apuração das escolas de samba acontece na segunda-feira (20).  Já a apoteose será no dia 21, feriado de Carnaval, às 21h30, quando haverá a premiação das escolas vice-campeã e campeã, as quais desfilam em seguida, para fechar o Carnaval 2012 com chave de ouro.

Costa Norte

Quem traz a animação do baile carnavalesco da Enseada, na Costa Norte, nos dias 19 e 20 é ‘Daniela Gomes e Banda’, a partir das 16h, na praça João Eduardo de Moraes, ao lado da quadra de esportes/biblioteca.

A programação no Canto do Mar estava prevista começar na sexta (17) e seguir até a terça (21). Na 1ª noite de folia ‘Daniela Gomes e Banda’ é quem daria início ao agito, a partir das 22h, com o 3º Carnaforró-Folia. O evento também deve contar com a participação do bloco carnavalesco ‘Siri na Lata’. 

Neste sábado (18) haverá novamente o desfile o bloco, que passará pelas ruas do Canto do Mar, a partir das 21h. A concentração será na rua Cila. De lá, os foliões seguirão pelas avenidas Odisseu, Proteu, Penélope e, por fim, na av. Nereidas, 16, sede do ‘Siri na Lata’, onde também haverá o Carnaval Elétrico ‘Ao Vivo’ e a participação da banda ‘40 Graus’.   

Som mecânico

Como já é tradicional a participação das crianças na festividade, no domingo (19), a banda ‘Quebra Chinela’ fará a alegria dos baixinhos, às 15h, na sede do ‘Siri na Lata’.

Na segunda (20), a festa será ao som mecânico, a partir das 20h, também na sede do bloco. No último dia da festa (21), a programação contará com o banho da Dorotéia mirim e infanto-juvenil, às 15h. Mais tarde, às 21h, a banda ‘Swing da Pisadinha’ fechará as comemorações, no mesmo local.       

Costa Sul

Na Costa Sul, as comemorações de Carnaval começam neste sábado (11), com o concurso de marchinhas do Banho da Dorotéia, às 16h30, na praça Pôr-do-Sol.

A programação nesta região vai até o dia 21, no palco montado na av. Walquir Vergani. Na sexta (17), o bloco ‘Vai Quem Quer’, tem a saída prevista às 19h30 da Praça da Alegria. De lá, os foliões seguirão em direção ao palco, onde farão uma apresentação até às 22h. 

Ainda no mesmo dia, moradores e turistas poderão participar do baile carnavalesco com a banda ‘Lua’, até às 3h. O grupo vai animar o Carnaval da Costa Sul todos os dias da folia, até a terça-feira (21), sempre a partir das 22h. 

Banho da Dorotéia

No sábado (18), além do baile carnavalesco, a festa será abrilhantada com a presença da Corte Momesca 2012. Já no domingo (19) haverá o Banho da Dorotéia e novamente o bloco carnavalesco ‘Vai Quem Quer’ animará os foliões. O horário da concentração é às 14h, na Praça da Alegria, até às 20h. Ainda no mesmo dia haverá o concurso de fantasias adulto e infantil. 

A garotada também poderá se divertir na segunda (20) com a banda ‘Lua’, que fará uma matinê, das 18h30 às 20h30.  

Barra do Una

Em Barra do Una, também de sábado a segunda (18 a 20), a festa será animada todos os dias pela banda ‘Prakatun’, a qual toca estilos musicais variados. Ainda haverá a participação do bloco ‘Unidos do Cavuka’, junto ao grupo, das 22h às 3h, na Praça da Igreja (rua Brasília, s/nº). 

Para fechar a programação, na terça (21), apenas o bloco se reapresentará, a partir das 22h, em frente ao BUFC (Barra do Una Futebol Clube). De lá, os foliões seguirão em direção à Praça da Igreja.

Maresias e Paúba

Já em Maresias, a folia acontece no sábado (18) e na segunda (20). Nos dois dias haverá o baile com Dj Shirley, das 22h às 2h, na praça Internacional do Surf. Na praia de Paúba, a festividade será nos mesmos dias e horários, porém, com som mecânico.     

O Carnaval 2012 é uma realização da prefeitura e apoio da Defesa Civil, Associação Comercial e Empresarial de São Sebastião, Marinha do Brasil e Asec (Associação Sebastianense das Entidades Carnavalescas).