FAKE NEWS E CONFUSÃO

Vereador de Guarujá (SP) desmente sua prisão e gera 'burburinho' nas redes sociais

Notícia sobre prisão do parlamentar Naldo Perequê (PSB) ganhou força nas redes sociais, mas foi desmentida pelo próprio vereador horas depois. Munícipes ficaram em polvorosa com operação da Polícia Civil e até brincaram com situação

Da redação
Publicado em 19/11/2021, às 13h00 - Atualizado às 17h15

FacebookTwitterWhatsApp
Parlamentar Naldo Perequê desmentiu informação sobre sua prisão em vídeo Vereador de Guarujá é vítima de fake news e gera 'burburinho' nas redes sociais Vereador Naldo Perequê falando em vídeo sobre fake news envolvendo seu nome - Divulgação/Guaru.TV
Parlamentar Naldo Perequê desmentiu informação sobre sua prisão em vídeo Vereador de Guarujá é vítima de fake news e gera 'burburinho' nas redes sociais Vereador Naldo Perequê falando em vídeo sobre fake news envolvendo seu nome - Divulgação/Guaru.TV

O vereador José Francinaldo Ferreira de Vasconcelos, o Naldo Perequê (PSB), foi mais uma vítima de fake news. Circularam 'notícias' em diversas redes sociais sobre a prisão do parlamentar, na quinta-feira (18), após operação da Polícia Civil no bairro Perequê, em Guarujá, no litoral paulista.

Visivelmente incomodado com o fato, que ganhou força nas redes sociais, o vereador fez uma postagem para desmentir a informação. “Gostaria de esclarecer que fizeram fake news com o meu nome. Estão divulgando nas redes sociais mentiras sobre eu ter sido preso. Estou livre e bem”, cravou o parlamentar, em nota. Ele também publicou um vídeo na Guaru.TV para desmentir o ocorrido.

A Câmara Municipal de Guarujá, por sua vez, também se manifestou nas redes sociais e lamentou o ocorrido. "Fake News é crime e significa notícia falsa, que não tem autoria declarada, fonte, data ou veracidade, e que se replica rapidamente na internet de maneira irresponsável, com a intenção de destruir a reputação de uma pessoa, empresa e organizações, de prejudicar alguém e até contribuir para uma tragédia", publicou o Legislativo, de forma didática.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CostaNorteinfolitoral2E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Falatório nas redes sociais

Embora o fato tenha sido desmentido horas após a primeira publicação, o 'tribunal da internet' não perdeu tempo. Diversos munícipes e internautas comentaram o ocorrido, muitos deles de forma 'ácida' e 'bem humorada'.

"Nem lembrava mais dele. Só aparece a cada quatro anos", escreveu Leonardo Oliveira, enquanto a moradora Ale Ramos adotou um tom ainda mais crítico. "Vítimas de fake news somos nós, eleitores, com alguns políticos de Guarujá tentando se passar por eficietnes", afirmou ela, sem citar nomes. Seu comentário, inclusive, recebeu dezenas de curtidas.

Já o munícipe José Antônio usou o bom humor e até confundiu as corporações. "Quando a Polícia Federal atravessa a balsa, a galera treme", brincou, sem atentar-se que a ação foi realizada pela Polícia Civil. 

Operação Decant

A primeira fase da 'Operação Decant' cumpre mandados de prisões temporárias e busca e apreensão contra integrantes de um grupo criminoso envolvido com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A Decant também é realizada na capital paulista, cidades da Grande São Paulo e em outros três Estados.

Ao todo, a ação conta com 350 policiais, 120 viaturas, drones da Polícia Civil, blindados e seis equipes no Canil da PM participaram da operação. No Guarujá, policiais, viatura e helicóptero vigiaram o Balneário do Perequê. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo ainda não informou a quantidade de mandados na cidade ou se ocorreram prisões. No entanto, de acordo com a SSP, mais detalhes serão divulgados após o final da operação em campo.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!