A tempestade de ontem (16) trouxe prejuízos a muitos estabelecimentos em diversas cidades da Baixada Santista e não foi diferente na Praia da Enseada, no Guarujá.

No bairro Três Marias, na região, fica um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade, e do litoral paulista, o polvo da fachada do Acqua Mundo. Há 20 anos, o inconfundível polvo amarelo gigante, alegra as passagens cotidianas de muita gente pela Avenida Miguel Estafano.

Com a tempestade desta quarta-feira, porém, o polvo, mascote afixado na faixada do aquário, amado em Guarujá, sofreu um revés, e “quase saiu voando”, relatou o Heitor Gonzalez, diretor do aquário. “Com a tempestade, tivemos vários estragos na orla da Enseada e um deles foi o polvo, realmente o polvo explodiu.”

Participe do nosso grupos ➤ http://bit.ly/CostaNorteInforma  📲 Informe-se, denuncie! 🔵

Heitor, otimista, diz que a tempestade, apesar de ter sido impressionante, poderia ter sido pior. “Realmente a tempestade foi muito forte, a sorte é que durou três minutos. Se tivesse durado 15...”

Segundo o diretor do aquário, nos próximos dias, o polvo já vai estar de volta ao local “já estamos reconstruindo”, declara.

Esta é a segunda vez, em 20 anos de aquário, que uma ventania arranca o polvo do aquário, a última vez, segundo Heitor, foi a cerca de 3 anos, quando o polvo saiu voando carregado por uma ventania arrebatadora.

Na ocasião, a equipe de manutenção do aquário colocou outro polvo no lugar com costuras reforçadas. Foram estas costuras que impediram o polvo de decolar outra vez, porém, a força da tempestade de ontem foi tamanha, que as costuras chegaram a rasgar em alguns locais.

Além do polvo, a tempestade provocou avarias em totens e outras partes do aquário. “Tivemos um prejuízo na faixa de sete mil reais. Mas temos uma equipe de manutenção, se não tivéssemos, como muito estabelecimentos não tem, a despesa seria maior”, declara o diretor.

O polvo, novinho em folha, deve estar de volta à fachada do aquário do Guarujá nos próximos dias.