FRIO NO LITORAL

Primeira noite de abordagem tem 24 pessoas acolhidas no abrigo provisório

Busca ativa começou na última terça-feira (17), com o acréscimo de duas equipes técnicas, que estão atuando das 19 horas até meia noite, todos os dias

Da redação
Publicado em 18/05/2022, às 16h03 - Atualizado às 16h57

FacebookTwitterWhatsApp
Primeira noite de abordagem tem 24 pessoas acolhidas no abrigo provisório Moradores em situação de rua Guarujá - Divulgação PMG
Primeira noite de abordagem tem 24 pessoas acolhidas no abrigo provisório Moradores em situação de rua Guarujá - Divulgação PMG

Na primeira noite da Operação Inverno de abordagem social e acolhida a pessoas em situação de rua, realizada na última terça-feira (17), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) de Guarujá (SP), visitou 73 pontos da cidade, 165 pessoas foram abordadas e 24 aceitaram a acolhida na Unidade de Acolhimento José Calherani, também conhecido como Albergue Municipal (rua Manoel Otero Rodrigues, 389 – Jardim Boa Esperança), em Vicente de Carvalho.

“Garantir a esta população tão vulnerável o acesso a alimentação, higiene, vestuário adequado e acolhimento, principalmente neste período frio é a nossa missão e não vamos medir esforços para que esses direitos fundamentais cheguem ao maior número de munícipes”, afirmou o superintendente de Proteção Especial da Sedeas, Rafael Carvalho.

A Operação Inverno prossegue enquanto durarem as baixas temperaturas. Para realizar a operação, a Sedeas reforçou o atendimento com o acréscimo de duas equipes técnicas especializadas, que atuam das 19 horas à meia-noite, todos os dias.

Os técnicos percorrem os principais pontos da cidade, áreas estratégicas, além de verificar os chamados telefônicos, que chegam via 153. Durante a abordagem, são ofertados os serviços socioassistenciais e a acolhida na Unidade de Acolhimento José Calherani.

O horário de funcionamento, que era das 8 às 18 horas, foi ampliado até a meia noite para atender aqueles que precisarem. Atualmente, a unidade tem capacidade para atender 40 usuários, podendo ser ofertada mais 20 vagas.

A abordagem social às pessoas em situação de rua tem a finalidade de assegurar atendimento especializado, com a garantia de direitos e fortalecimento de vínculos.

Atendimento personalizado

A unidade oferta alimentação, vestuário, higienização e atendimento social, realizando estudo de cada caso e procedendo com os encaminhamentos necessários, sejam eles para área da saúde, documentação, entre outros.

Além disso, com a intenção de construir um processo de saída definitiva das ruas, é disponibilizada a opção do recâmbio, com o custeio de passagens rodoviárias para quem tem família fora do município. A população pode solicitar o Serviço de Abordagem Social pelo telefone (13) 3384-2756.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!