MEIO AMBIENTE

Prefeituras da Baixada Santista e litoral sul realizam ação ambiental

Foram retirados quase 200 quilos de lixo durante a limpeza só nas praias de Guarujá

Da redação
Publicado em 23/09/2021, às 15h03 - Atualizado às 15h34

FacebookTwitterWhatsApp
Limpeza das praias de Guarujá Prefeituras da Baixada Santista e Litoral realizam ação ambiental - Divulgação/Prefeitura de Guarujá
Limpeza das praias de Guarujá Prefeituras da Baixada Santista e Litoral realizam ação ambiental - Divulgação/Prefeitura de Guarujá

A ação ambiental “Navegar é preservar” fez a retirada de aproximadamente 180 kg de lixo em Guarujá, nas praias do Guaiúba e da Enseada, nos dias 18 e 20 de setembro.

*Obrigado por ler o Costa Norte. Faça parte do nosso canal ℹ📲 ➤ https://t.me/tvcostanorteno Telegram!

Entre os principais objetos recolhidos, foram observados resíduos plásticos como canudos, bitucas de cigarros e tampinhas de garrafas.

A ação de limpeza marítima foi realizada em conjunto por 10 prefeituras da Baixada Santista e Litoral Sul, além de órgãos como a Polícia Militar Náutica, Corpo dos Bombeiros, Fórum Náutico Paulista, Governo Estadual e Marinha do Brasil.

As atividades locais foram coordenadas pelas secretarias municipais de Meio Ambiente, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Portuário e Educação, sendo desenvolvidas dinâmicas de conscientização ambiental, limpeza e coleta de lixo das faixas de areia e fundo do mar, exposições de fotos de lixo coletados no mar, praias e manguezais, e a assinatura de um Termo de compromisso Ético pela Sustentabilidade.

A programação seguiu com um comboio de limpeza das praias da Baixada Santista e Litoral Sul do estado até a cidade de Cananéia, onde a programação foi encerrada com o Festival das Ostras.

Para o biólogo Fábio Nunes, além de impactar as espécies marinhas, os resíduos descartados nas praias também interferem na vida da população. “O micro e o nano lixo são um material particulado que acabam se deteriorando, sendo incorporado na biomassa de organismos marinhos e, consequentemente, podem chegar na cadeia artrófica dos seres humanos”, relata.

E ressalta que “essa ação mostra que proteger o meio ambiente é assunto sério, e combater os efeitos da crise climática passa por preservar e respeitar a vida marinha”.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Nortehttps://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!