VANDALISMO E INTOLERÂNCIA

Marco maçônico do Guarujá é vandalizado e moradores entram em conflito

Além de vandalismo, o marco maçônico sofreu diversos comentários de ódio, fake news e intolerância religiosa

Da redação
Publicado em 22/11/2021, às 16h12 - Atualizado às 16h28

FacebookTwitterWhatsApp
Marco Maçônico é vandalizado em Guarujá (SP)  Marco Maçônico VANDALIZADO com pichação branca - Reprodução/Web
Marco Maçônico é vandalizado em Guarujá (SP) Marco Maçônico VANDALIZADO com pichação branca - Reprodução/Web

O marco maçônico da cidade de Guarujá, litoral de São Paulo, foi vandalizado durante este fim de semana. Moradores da região denunciaram o crime no domingo ( 21).

O monumento, localizado próximo ao viaduto Floriberto Mariano, foi inaugurado no dia 26 de outubro. O valor investido foi financiado pelas lojas maçônicas do município, e desde sua colocação, rende boatos, fake news e intolerância.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ http://bit.ly/CostaNorteinfolitoral2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Em um vídeo publicado nas redes sociais, um homem demonstra indignação com o monumento instalado: “Colocaram um símbolo desse diabo aqui e esqueceram de colocar o quanto custou”, indagou o indivíduo. Porém, o marco maçônico foi financiado pelos integrantes e nada custou ao município.

Além do episódio ‘antigo’ de ataques contra a organização filantrópica, o ataque de vandalismo rendeu novos debates sobre os limites da intolerância.

Diversos internautas se revoltaram sobre o ocorrido, devido aos comentários destilando ódio nas publicações sobre o crime: “Nem deveria ter essa parada aí. Que destruam mesmo”, comentou um morador, e outro completou: “Deveriam ter jogado uma bomba em cima”.

Em defesa, diversas pessoas responderam os ataques infundados: “Que achem os vândalos e prendam. Se não aceita. Pelo menos respeita” e “Acha que limpa fácil né? Mas muita sacanagem ficar depredando símbolos, eles devem significar algo pra alguém portanto merece respeito”.

SIMBOLO MAÇÔNICO

(Super Interessante)

O monumento instalado possui três componentes: um compasso, um esquadro e a letra G. O compasso significa o instrumento utilizado por Deus para realizar seus planos.

O esquadro representa o percurso que os membros devem seguir, sempre em busca de moralidade e civismo. O G significa God, ou seja, Deus na língua inglesa.

ATAQUES E FAKE NEWS

Diversos internautas acreditaram nas palavras do homem e destilaram ataques de ódio nos comentários do vídeo: “Maçonaria à todo vapor dominando o mundo. Deus tenha misericórdia do povo de Guarujá. Que o senhor Jesus nos livre, deste coisa ruim”, comentou uma mulher, ao que outra completou: “É uma religião totalmente escravocrata”.

LEMBRANÇAS

A repercussão do vídeo causou revolta em diversos populares que conhecem a atividade das lojas maçônicas e relembraram: “Quando houve o alagamento em Guarujá, eles foram os primeiros a ajudar a população com comida. Acho que tem de ser estudado antes de se falar algo e acusar”, disse um internauta.

“A maçonaria é totalmente filantrópica e não aceita nenhum tipo de investimento externo, além disso, para ser maçom é primordial a crença em Deus”, informou outro.

MAÇONARIA

A maçonaria é uma organização fraterna secreta que teve influências impactantes em momentos históricos do mundo, como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos.

A organização cobra de seus membros o respeito às leis do país em que cada maçom vive e trabalha. Levando em consideração que o progresso individual levará de alguma forma o progresso da humanidade.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte https://bit.ly/newslettercostanorte & leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!