ATIVIDADES CULTURAIS

Guarujá programa atividades focadas aos alunos surdos e deficientes auditivos

Dentro do evento haverá palestras, apresentações, teatro, poemas e outras atividades

Da redação
Publicado em 21/09/2021, às 16h45 - Atualizado às 16h49

FacebookTwitterWhatsApp
Aprendizagem de aluno com deficiência auditiva na rede municipal Guarujá programa atividades focadas aos alunos surdos e deficientes auditivos Aprendizagem de aluno com deficiência auditiva - Divulgação/Helder Lima
Aprendizagem de aluno com deficiência auditiva na rede municipal Guarujá programa atividades focadas aos alunos surdos e deficientes auditivos Aprendizagem de aluno com deficiência auditiva - Divulgação/Helder Lima

Nesta sexta-feira (24), a prefeitura de Guarujá dá início a uma série de atividades voltadas à comunidade surda da rede municipal de ensino. A programação prossegue na segunda (27) e na quinta-feira (30).

As atividades acontecerão em três unidades polos educacionais que prestam atendimento aos alunos surdos e/ou deficientes auditivos haverá teatro, declamação de poemas, sarau, apresentação de vídeos, poesias e palestras, entre outros.

A ação em Guarujá faz parte da campanha “Setembro Azul”, um movimento nacional a favor da educação e da cultura surda. A iniciativa é da Secretaria de Educação (Seduc) e acontece em alusão ao Dia Nacional do Surdo, celebrado neste domingo, 26 de setembro.

De acordo com a Coordenadoria de Educação Especial da Seduc, o mês de setembro é muito significativo para a comunidade surda devido às lutas e conquistas desse público ao longo da história. A programação nos polos de atendimento tem o intuito de promover informações e divulgar a importância das possibilidades para as pessoas com essa especificidade.

Rede municipal:

Atualmente, Guarujá conta com 47 alunos surdos matriculados na rede municipal. Além disso, a prefeitura possui uma equipe multiprofissional formada por 16 professores especialistas em surdez/deficiência auditiva, três instrutores de Libras outros 20 intérpretes da linguagem de sinais. A rede municipal possui em curso, uma formação de Libras para servidores municipais e a perspectiva de capacitação aos professores dos polos.

Além disso, a Secretaria de Educação reestruturou os atendimentos para alunos com surdez e/ou deficiência auditiva em três polos da rede municipal, que abrangem um total de nove escolas. São elas:

- Polo Enseada – Escolas Dirce Valério Gracia, Antonio Ferreira de Almeida Júnior e Magdalena Maria Cardoso Lourenço

- Polo Morrinhos - Maria Aparecida Araújo, Giusfredo Santini e Guilherme Furlani;

- Polo Vicente de Carvalho – Franklin Roosevelt, 1º de Maio e Augusto Antunes Correa.

Sobre o “Setembro Azul”

Durante todo o mês de setembro são realizados diversos eventos como simpósios, seminários e congressos. A história também registra vários marcos envolvendo a comunidade surda que ocorreram neste mês, como por exemplo:

- 6 e 11 de setembro de 1880 – O Congresso de Milão proibiu o uso da língua de sinais para os surdos nas escolas italianas. Dessa forma, as pessoas usuárias de Língua de Sinais tiveram que tentar se adaptar a língua oral até que ela foi restituída;

- 23 de setembro – Comemorado o Dia Internacional das Línguas de Sinais. Nesta data abre-se espaço para discutir a ausência de acessibilidade em Libras, tanto em locais físicos quanto virtuais;

- 26 de setembro – É o Dia Nacional do Surdo. Na data, também é comemorada a inauguração da primeira escola para surdos no Brasil: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Programação do evento:

Segunda-feira (27) - POLO VICENTE DE CARVALHO

Local: EM Franklin Delano Roosevelt (avenida Adriano Dias dos Santos, 500, no Jardim Boa Esperança)

14 horas – Fala das Autoridades

14h15 - Hino Nacional (Vídeo)

14h20 - Apresentação do evento e explanação sobre a importância do dia do surdo

14h35 – Apresentação do teatro executado pelos alunos

14h45 – Apresentação de poesia

14h50 - Apreciação de vídeo sobre o cotidiano dos alunos e suas dificuldades

Quinta-feira (30/09) - POLO MORRINHOS

Local: EM Maria Aparecida de Araújo (Rua São João Batista, 330, no Morrinhos)

14 horas – Fala das Autoridades

14h15 - Hino Nacional (Vídeo)

14h20 - Apresentação do evento e explanação sobre a importância do dia do Surdo 

14h30 - Dramatização do cotidiano do aluno surdo

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!