Uma Baleia gigante apareceu morta na Praia da Enseada, no Guarujá, no final da tarde deste domingo, 25. 

O animal apareceu por volta das 15h na faixa arenosa. Banhistas que estavam no local sentiram um forte mau cheiro que se alastrou pela praia, em seguida, a baleia foi avistada.

Aparentemente, a baleia é da espécie bryde (Balaenoptera brydei), relativamente comuns na costa sudeste do Brasil. A espécie pode chegar a 15,5 metros e pesa em média entre 16 a 18,5  toneladas. O volume avantajado do animal encontrado fica evidente nas imagens: os homens próximos ao animal parecem miniaturas.

Participe dos nossos grupos 👉 http://bit.ly/COSTANOTÍC2 📲 Informe-se, denuncie

De acordo com a biológa Tamires Aragão, vários fatores podem ter levado ao aparecimento do animal na orla. "Normalmente, baleias encalham quando existe algum distúrbio. Seja ele externo, sonares de navio que fazem esses animais confundirem a rota e a correnteza se aproximando da costa, por exemplo, ou algum ataque de predador ou [causa] interna como doenças. Mas só após a necropsia se pode afirmar a causa da morte", afirma a especialista.

O peso e medida exatos, espécie e causa da morte do gigante marinho morto ainda não foram revelados pelo  Instituto Gremar, responsável pelo resgate e autópsia de animais na região. Tão logo foi acionado, agentes do Gremar se dirigiram ao local, porém, até a conclusão deste informe eles aguardavam a maré diminuir para realizarem os procedimentos em segurança.