NOVA DECISÃO

Após reunião de emergência com a PM, Guarujá decide por Ronda Ostensiva 24h por dia

Anúncio foi feito pela PM paulista após reunião do Comando Geral da corporação com a prefeita em exercício de Guarujá, convocada por ela, considerando os últimos acontecimentos na cidade

Da redação
Publicado em 06/05/2022, às 19h55 - Atualizado às 20h41

FacebookTwitterWhatsApp
PM confirmou que deve enviar 10 equipes das Rondas Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota) para atuar 24 horas em Guarujá e no Distrito de Vicente de Carvalho PM em reunião com a prefeitura de Guarujá PM de óculos preto e uniforme em reunião com a prefeitura de  - Divulgação
PM confirmou que deve enviar 10 equipes das Rondas Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota) para atuar 24 horas em Guarujá e no Distrito de Vicente de Carvalho PM em reunião com a prefeitura de Guarujá PM de óculos preto e uniforme em reunião com a prefeitura de - Divulgação

Diante dos últimos acontecimentos na cidade, a prefeita de Guarujá em exercício, Adriana Machado (PSD), convocou uma reunião com o Comandante Geral da PM do Estado de São Paulo, Ronaldo Miguel Vieira, para traçar um plano de reforço da segurança. O encontro aconteceu no Paço Moacir dos Santos Filho por volta de 13 horas desta sexta-feira (6) e contou com todo o comando da PM da região.

Um dos resultados dessa reunião foi a decisão, por parte da alta cúpula da PM estadual, de enviar 10 equipes das Rondas Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota) para atuar 24 horas em Guarujá e no Distrito de Vicente de Carvalho.

A ação integra o conjunto de estratégias previstas na Operação Maré Alta, organizada pela Polícia Militar, com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Força-tarefa Municipal. Durante a reunião, foi anunciado o apoio especializado das equipes de inteligência e a do Comando de Policiamento de Choque – em cuja estrutura está a Rota, além do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP).

“Não vamos baixar a guarda e vamos, em conjunto com o Governo do Estado e as polícias Civil e Militar, dar respostas imediatas e à altura, em defesa da população de Guarujá e Vicente de Carvalho”, garantiu a prefeita em exercício.

Dentro do escopo da Operação Maré Alta, que já tinha sido anunciada pela PM na última quinta-feira (5), estão previstos, ainda, o reforço de cerca de 28 viaturas e 56 militares por dia para atuar em Guarujá, incluindo o Distrito de Vicente de Carvalho, especialmente o corredor comercial da Avenida Thiago Ferreira.

Ofício

A prefeita de Guarujá em exercício reiterou ao Comandante Geral da PM do Estado de São Paulo as reivindicações já apresentadas em ofício um dia antes ao secretário chefe da Casa Civil do Estado, Cauê Macris: o reforço do efetivo das polícias Civil e Militar, o retorno da Operação Delegada e a organização de operações especiais de inteligência para combate ao crime.

A chefe do Executivo Municipal em exercício também relacionou os investimentos de Guarujá no apoio à segurança pública, como o aumento do efetivo da Guarda Municipal, que totaliza um efetivo de 355 agentes, inclusive com o uso de armas de fogo, além do compartilhamento de 1.770 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade, e a modernização do parque de iluminação pública.

O comandante geral da PM destacou que a relação de integração e cooperação com a prefeitura de Guarujá é uma das mais bem sucedidas e ressaltou que a Polícia Militar está atenta às necessidades da cidade e da região, e sempre alerta para dar prontas respostas à altura, quando necessário. “A PM está presente e atuante e vamos agir também de maneira a aumentar a sensação de segurança da população”, disse.

Participaram da reunião, ainda, o comandante da Polícia Militar na Baixada Santista, coronel Cássio Araújo de Freitas; o tenente-coronel da Polícia Militar, Gustavo Pereira Magnani, e o secretário de Defesa e Convivência Social, Átila Gregório.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!