PODER PARARELO?

Polícia retira faixa com dizeres ‘sujeito a cacete’ em quem empinar moto e ‘tirar de giro’ | Litoral

Operação policial foi realizada após denúncias anônimas de populares; internautas dividem opiniões sobre o assunto

Da redação
Publicado em 21/12/2021, às 10h09 - Atualizado às 14h19

FacebookTwitterWhatsApp
Polícia retira faixa com dizeres ‘sujeito a cacete’ em quem empinar moto e ‘tirar de giro’ Polícia retira faixa com dizeres ‘sujeito a cacete’ em quem empinar moto e ‘tirar de giro’ | Litoral - Reprodução Cubatão News
Polícia retira faixa com dizeres ‘sujeito a cacete’ em quem empinar moto e ‘tirar de giro’ Polícia retira faixa com dizeres ‘sujeito a cacete’ em quem empinar moto e ‘tirar de giro’ | Litoral - Reprodução Cubatão News

Faixas com frases “Proibido tirar giro e chamar no grau” e “Sujeito a cacete) foram retiradas pela Polícia Militar (PM), na tarde do domingo (19), em Cubatão, na Baixada Santista. Após receber denúncias de populares, a equipe de militares foram ao bairro Vila Esperança e removeu os avisos visuais por se tratar de ameaça, o que é considerado crime.

O Código Penal Brasileiro, em seu artigo 286, traz o delito de incitação à prática de crime, no caso em questão, o crime de lesão corporal, e prevê pena de detenção de três a seis meses ou multa a quem o pratica.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ http://bit.ly/CostaNortesonoticias3

& receba matérias exclusivas. Fique sempre bem informado! 📲

"Tirar de giro" é, na "quebrada", a manobra realizada por motociclista que provoca a explosão do escapamento, barulho que se assemelha a disparos de arma de fogo. "Chamar no grau", por sua vez, é empinar a roda da frente da moto para se exibir.

Nas redes sociais, populares não gostaram muito da ação da polícia em remover os cartazes, após o vídeo viralizar.

“Sou totalmente a favor [das faixas] só quem mora na comunidade sabe o quanto sofre quando os caras tiram o escapamento de moto pra ficar se aparecendo e o pior, corta de giro, coloca tanto a vida do piloto quanto a das pessoas que está no local em risco caso a moto se descontrole. Infelizmente a polícia tirou a faixa que ia beneficiar muitos moradores, parabéns ao comando pela iniciativa, o salve já foi dado”, disse uma moradora do bairro.

Já outro jovem, que também comentou o vídeo da polícia retirando os cartazes nas redes sociais, alega que os motoqueiros estão sendo mau interpretados e pediu um espaço para que eles pudessem praticar as manobras.

“Ao invés de criticar e falar do que não sabem, seria bom ter um espaço pra nós, aí nada disso estaria acontecendo. Grau não é crime e sim um esporte assim como o Wheeling, mas de rua. [O] Povo fala muito e se informa pouco do que está acontecendo. A maioria que criticando, na época que tinha o evento do grau, no Casqueiro, estavam lá tirando o lazer e vendo a apresentação da molecada e do pessoal do Wheeling com seus filhos e familiares. Mas só nas ruas que somos mau vistos mesmo, enfim, a hipocrisia. Nós só queremos um espaço pra poder tirar um lazer”, disse Thallys Silva.

Veja o vídeo

O assunto está dando o que falar no litoral de São Paulo. Foram vistas faixas proibindo as manobras em Peruíbe, Guarujá e São Sebastião.

Em Guarujá, as faixas proibindo as manobras, teriam sido colocadas por líderes de uma facção criminosa. Já no Litoral Norte, as faixas ameaçadoras, foram vistas nos bairros Itatinga e Topolândia, em São Sebastião.

A reportagem consultou a Polícia Militar e, em nota enviada ao Portal Costa Norte, o Comando do 21° Batalhão de Polícia Militar do Interior confirmou a operação policial no bairro Vila Esperança, em Cubatão. Segundo a PM, as faixas foram apreendidas e apresentadas no 1º Distrito Policial de Cubatão, a qual registrou o devido boletim de ocorrência.

“Após o recebimento de denúncia de populares, foram visualizadas faixas na via pública com os dizeres: proibido tirar de giro e chamar no grau, não vamos mais aceitar essas coisas na comunidade, sujeito a cacete. A Polícia Militar continuará realizando ações no bairro citado, a fim de coibir o cometimento de infrações ao CTB, bem como condutas que estimulem a violência”, disse em nota.

A PM finaliza a nota ressaltando que “é de fundamental importância a participação da população em geral na Segurança Pública do Estado de São Paulo, podendo ser efetivada através do telefone de emergência 190, disque-denúncia 181 ou webdenuncia, fornecendo informações importantíssimas e de grande utilidade no combate direto à criminalidade, garantindo uma sociedade mais justa e segura para todos”.

***Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!