VISITA INUSITADA

Caraguatatuba: Cobra venenosa é encontrada em sorveteria

Polícia ambiental captura filhote de jararaca no centro da cidade

Da redação
25/03/2021 às 09:39.
Atualizado em 25/03/2021 às 10:03
Imagem ilustrativa (Arnold Patrick/Pesquisador)

Imagem ilustrativa (Arnold Patrick/Pesquisador)

Equipe policial de preservação ecológica recebeu um chamado ontem, quarta-feira (24), para capturar uma cobra na região mais frequentada de Caraguatatuba. O funcionário de uma sorveteria, ao realizar a limpeza do local, encontrou o animal próximo à porta do comércio.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➤ http://bit.ly/Costa013noticias E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

Após a chegada da polícia, foi constatado se tratar de um filhote da espécie jararaca (Bothrops jararaca), saudável. Utilizando técnicas de apreensão e manejo de animais silvestres, a cobra foi contida e deixada em seu habitat natural.

Muitos filhotes de cobras possuem veneno e, muitas das vezes, mais perigoso que os de cobras adultas, como o caso da jararaca. O motivo desse fenômeno ainda é pouco estudado, mas há teses que indicam a existência de maior concentração de água nos venenos dos filhotes, o que facilita na concentração mais rápida pelo organismo da presa.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

No Brasil, a jararaca é a quarta serpente mais venenosa. As espécies mais fatais são respectivamente: a coral verdadeira, cascavel e surucucu pico-de-jaca.

Perseguir, matar ou caçar esses tipo de animais, é considerado um crime ambiental. A orientação em caso de localização de animais silvestres é de acionar a Polícia Militar Ambiental, levando em consideração os riscos de ataque e transmissão de doenças.

Continua após a publicidade
Continua após a publicidade

O Portal Costa Norte é um dos veículos de comunicação do Sistema Costa Norte de Comunicação, empresa que atua no litoral paulista há mais de trinta anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade.

Sistema Costa Norte de Comunicação© Copyright 2022Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte de Comunicação.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por