A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Bertioga passou a contar, a partir desta quinta-feira (10), com serviço de hemodiálise para os pacientes infectados pelo vírus e que estejam internados. São quatro aparelhos de hemodiálise e uma equipe especializada, composta por médico nefrologista e enfermeiros.

Além disso, a unidade também conta com insumos para realizar sessões nas pessoas com insuficiência renal crônica ou aguda. De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 80% dos pacientes com covid-19 necessitam de hemodiálise.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/Costanorteinforma3 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

O prefeito Caio Matheus destaca a importância do equipamento para a cidade. “Esse é um grande ganho na história da saúde do município. Com o serviço sendo oferecido no Hospital Municipal, não haverá necessidade de transferência dos pacientes para outros municípios. É um equipamento que vai salvar vidas, promover mais agilidade e qualidade de atendimento”, diz.

Hemodiálise

Hemodiálise é um procedimento que ocorre por meio de uma máquina que limpa e filtra o sangue, atuando em substituição dos rins prejudicados. No processo são retirados do corpo os resíduos que fazem mal à saúde, como o excesso de sal e líquidos. Com o procedimento também é possível controlar a pressão arterial e manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, entre outras.