TUBARÃO NO LITORAL

PM Ambiental flagra rede de pesca irregular e captura tubarão-martelo em Bertioga

Animal marinho ameaçado de extinção estava enroscado na rede de pesca já sem vida

Da redação
Publicado em 14/02/2022, às 11h27 - Atualizado às 13h37

FacebookTwitterWhatsApp
Rede não possuía as devidas plaquetas de identificação do pescador profissional responsável PM Ambiental - Divulgação PM Ambiental
Rede não possuía as devidas plaquetas de identificação do pescador profissional responsável PM Ambiental - Divulgação PM Ambiental

Um tubarão-martelo, espécia ameaçada de extinção, foi encontrado emaranhado em uma rede de pesca irregular e já sem vida no domingo (13) em Bertioga, litoral de São Paulo.

O flagrante foi realizado pelo Grupamento Tático Ambiental da Polícia Militar Ambiental Marítima. Segundo a equipe, subordinada ao 3º BPAmb, cerca de um quilômetro de rede de pesca irregular foi localizada no mar, próximo a praia do Indaiá.

O petrecho, uma rede de emalhe de fundo, não possuía as devidas plaquetas de identificação do pescador profissional responsável que não estava presente realizando a pesca assistida, como prevê a legislação pesqueira vigente.

Rede não possuía as devidas plaquetas de identificação do pescador profissional responsável PM Ambiental (Divulgação PM Ambiental)

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp ➥ https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Os militares, então, recolheram a rede e constataram ao longo dos 1000 metros do petrecho dezenas de peixes enroscados, a maioria com vida. Os peixer vivos foram devolvidos ao mar.

Dentre os peixes enroscados, porém, havia um tubarão-martelo, filhote, com apenas 70 cm e 5 quilos, já sem vida. Ainda de acordo com a PM Ambiental, o tubarão-martelo está elencado como espécie ameaçada de extinção no estado de São Paulo. Após a retirada, o tubarão foi encaminhado ao instituto Gremar, em Guarujá.

Rede de pesca irregular PM Ambiental (Divulgação PM Ambiental)

O instituto informou ao Portal Costa Norte que a necropsia do animal será realizado ainda nesta segunda-feira (14) e só após os exames protocolares poderão afirmar a espécie e motivos do óbito.

Rede de espera

A rede de espera é um petrecho de pesca utilizado para a captura de peixes e crustáceos em geral. A pesca artesanal não está proibida, pois trata-se de atividade de subsistência.

Entretanto, deve-se ter uma autorização prévia para tal pratica. Caso as autoridades competentes não localizem nenhum tipo de identificação na rede a atividade torna-se ilegal.

Denúncias

Quem tiver informações complementares que possam auxiliar na investigação de crimes como este pode denunciar à Polícia Ambiental pelo telefone (12) 3842-0123 no Litoral Norte ou nos telefones (13) 3348-4774 e (13) 3853-5750 para quem está na Baixada Santista ou Vale do Ribeira. A identificação não é necessária.

Você bem informado em 5 minutos! Clique aqui e assine GRÁTIS a Newsletter do Costa Norte ➥ https://bit.ly/newslettercostanorte& leia sua dose diária de informação direto no e-mail

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!