BERTIOGA EM LUTO

Pioneiro do Carnaval bertioguense, Pedrão morre aos 90 anos

Pedro Patrício, ou Pedrão, como era conhecido, faleceu em decorrência de uma pneumonia

Marina AguiarPublicado em 22/07/2021 às 12:38Atualizado há 22/07/2021 às 13:05
Pedrão e a esposa, Maria Casemiro (Arquivo pessoal)

Pedrão e a esposa, Maria Casemiro (Arquivo pessoal)

Fundador da primeira escola de samba de Bertioga e marca registrada na história da cidade, Pedro Patrício, o Pedrão, faleceu na madrugada desta quinta-feira (22), aos 90 anos, no Hospital Municipal de Bertioga, vítima de complicações de uma pneumonia.

Mensageiro da alegria, Pedrão participou do movimento em prol da emancipação político-administrativa de Bertioga e foi grande responsável pelo incentivo à cultura e diversão no município. Oriundo do GRCES (Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba) Nenê da Vila Matilde, de São Paulo, fundou, em 1982, a GRCES Recanto do Pedrão, a primeira escola de samba da cidade.

Conforme explica Manoel Fernandes, o Laranjinha, Pedrão foi incentivador da cultura municipal, grande baluarte do Carnaval e um dos maiores colaboradores do GRCES Bisnetos de Cacique, comandado por Laranjinha e existente há 20 anos. "Uma grande perda para a cidade", explicou o carnavalesco.

Pedrão e os integrantes da escola de samba Bisnetos de Cacique (Laranjinha à direita) (Arquivo pessoal)

Além de agitar os Carnavais, Pedrão alegrava as noites bertioguenses em seu quiosque, o Oásis do Pedrão, na orla da Praia da Enseada, no qual manteve um tradicional ponto de encontro dos forrozeiros de Bertioga durante quase 40 anos.

Pedrão deixa a esposa, Maria Casemiro, e três filhos, Léia, José Carlos e Suely. O sepultamento ocorre das 15h às 16h desta quinta-feira no Cemitério Municipal de Bertioga (rua da Saudade, 726, Centro). O grupo da escola de samba Bisnetos de Cacique fará uma homenagem clássica, com 21 batidas de surdo.

Faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/CostaNorteinfolitoral2 E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Assuntos

O Sistema Costa Norte de Comunicação atua no litoral paulista há mais de vinte anos levando informação a toda a população com seriedade e imparcialidade

Entre em contato:

Reclamações ou sugestões:

redacao@costanorte.com.br

Comercial e parcerias:

contato@costanorte.com.br

© 2021 Todos Os Direitos Reservados Ao Sistema Costa Norte de Comunicação

Desenvolvido por

Distribuído por