Localizada na região norte de Bertioga (SP), a reservada Praia de Itaguaré consiste em um dos últimos redutos expressivos de natureza intocada no litoral do estado e importantes remanescentes do jundú, vegetação nativa, que já foi muito comum na costa brasileira, mas que hoje é ameaçada de extinção.

O acesso é feito pela rodovia Rio-Santos (SP-055), entrando no bairro São Lourenço, com alguns poucos estacionamentos antes de chegar à praia.

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApp https://bit.ly/CNnoticiasultimahora3 & receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Itaguaré fica a 129 km da capital, algo em torno de 2 horas dirigindo a uma velocidade moderada; e 20 km (cerca de 30 minutos) do centro de Bertioga. O bairro de São Lourenço, aliás, apresenta duas opções de praias: Itaguaré e São Lourenço (essa a mesma da Riviera), mas dessa vez vamos nos ater somente à primeira.

A praia em si

A areia clara e o mar, na maioria das vezes calmo e sem ondas com mais de um metro, são convidativos aos banhistas, mas é recomendado ter cuidado com a correnteza, principalmente no canto direito, próximo ao morro (olhando de frente para o mar). Geralmente tem guarda-vidas, mas o posto do grupamento fica na praia vizinha, a cerca de 10 minutos andando.

Entre os esportes de mar destacam-se o stand up paddle, a canoagem e o surfe de longboard. Já na areia não é difícil ver alguém praticando frescobol, ou passando de bicicleta no ciclismo de longa distância entre uma praia e outra.

Itaguaré também é uma praia muito indicada a famílias, à pesca e fica dentro do Parque Estadual da Restinga de Bertioga – Perb. Está ai um dos motivos de tanta preservação

O passeio além da praia

Os restaurantes de frutos do mar às margens da Rio-Santos, antes de entrar no São Lourenço, compõem boas opções gastronômicas e com uma boa vista para o rio, que leva o mesmo nome da praia. Já em dias de chuva nossa sugestão é um passeio no shopping da Riviera de São Lourenço, que fica a poucos minutos, dentro do loteamento.