VAI SER TRANSFERIDO

Homem internado em Bertioga à beira da morte roga por vaga em UTI especializada

Morador de Guarujá passou mal em Bertioga durante expediente de trabalho; esposa afirma que o paciente está com os dois rins parados e precisa de hemodiálise nas próximas horas, caso contrário pode vir a óbito

Lenildo Silva
Publicado em 18/05/2022, às 16h33 - Atualizado às 17h19

FacebookTwitterWhatsApp
Homem internado em Bertioga à beira da morte roga por vaga em UTI especializada Hospital Bertioga - Divulgação PMB
Homem internado em Bertioga à beira da morte roga por vaga em UTI especializada Hospital Bertioga - Divulgação PMB

Um homem, de 59 anos, está internado no Hospital Municipal de Bertioga, no litoral de São Paulo desde o último domingo (15), com os rins parados e à espera de uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) especializada em hemodiálise em algum hospital da região com urgência.

Segundo a esposa de Francisco Félix, o construtor civil passou mal durante o expediente de trabalho e foi internado às pressas após sentir falta de ar e ser diagnosticado com pneumonia. A médica teria dito à família que, caso Francisco não fosse internado para realização de hemodiálise nos próximos dias, poderia vir a óbito.

Eliane Martins, a esposa, contou ao Portal Costa Norte que é moradora de Vicente de Carvalho, distrito de Guarujá, porém seu esposo estava trabalhando na cidade vizinha quando passou mal e precisou ser socorrido. Assim que recebeu a notícia, foi para Bertioga e, ao chegar no hospital, se deparou com Francisco em um leito entubado semi-UTI, pois os rins estavam parados e os procedimentos especializados precisariam ser tratados fora da cidade.

“A Secretaria de Saúde falou que já colocou meu esposo no Cross, mas é muito lento [o processo]. Ele está entubado, alimentando-se por sonda e com os dois rins parados, a médica falou que vamos perder ele caso ele não passe por hemodiálise. Não é justo eu perder meu esposo por falta de atendimento. Não é justo”, desabafou. 

Vai ser transferido

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de São Paulo e, por meio de nota, a Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross), informou que o paciente vai ser transferido para a UTI do Hospital Santo Amaro, na tarde de hoje (18). A família do paciente confirmou a resposta da Secretaria e aguarda a transferência nas próximas horas.

Confira a nota na íntegra:

“A Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross) informa que o paciente F.F.N foi transferido na data de hoje (18) para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santo Amaro a fim de dar continuidade em seu tratamento.

A Cross reforça que é um serviço intermediário que monitora pacientes de todos os 645 municípios com a finalidade de auxiliar na transferência entre os serviços de origem e de referência. O papel da Central, que funciona 24 horas por dia, não é criar leitos, mas auxiliar na identificação de uma vaga no hospital mais próximo e apto a cuidar do caso”, disse a nota.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!