24 DE JUNHO

Dia de São João: Conheça 5 curiosidades sobre o santo padroeiro de Bertioga

Saiba mais sobre a vida de João Batista, o motivo da fogueira e por que ele é o santo padroeiro da cidade

Esther Zancan
Publicado em 22/06/2022, às 15h12 - Atualizado em 23/06/2022, às 08h40

FacebookTwitterWhatsApp
A chegada de João foi anunciada pelo anjo Gabriel a seu pai, Zacarias Dia de São João: Conheça 5 curiosidades sobre o santo padroeiro de Bertioga Imagem de São João Batista criança - Reprodução/Canção Nova
A chegada de João foi anunciada pelo anjo Gabriel a seu pai, Zacarias Dia de São João: Conheça 5 curiosidades sobre o santo padroeiro de Bertioga Imagem de São João Batista criança - Reprodução/Canção Nova

Os festejos juninos alcançam seu ápice no dia 24 de junho, data dedicada ao santo católico São João Batista, pois seria a data de seu nascimento. E, em Bertioga, a festa é dobrada, já que São João é o padroeiro da cidade!

Para celebrar a data, o Portal Costa Norte separou algumas curiosidades sobre São João. Confira:

Seu nascimento foi fruto de um milagre

João Batista era filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, que era prima de Maria, mãe de Jesus. Seu nascimento é considerado um milagre, pois segundo o evangelho de Lucas, Isabel era estéril e o casal era de idade já avançada. A chegada de João foi anunciada pelo anjo Gabriel a Zacarias. 

O porquê da fogueira

De acordo com a tradição católica, Maria teria perguntado à prima Isabel como ficaria sabendo do nascimento do bebê. Foi então que Isabel disse que acenderia uma fogueira quando João viesse ao mundo, para que de longe, Maria pudesse saber das boas-novas. Por isso, até hoje a fogueira é um dos símbolos máximos dos festejos de São João.

A fogueira foi usada como um aviso pelo nascimento por Isabel, mãe de João Batista, à Maria, mãe de Jesus Dia de São João: Conheça 5 curiosidades sobre o santo padroeiro de Bertioga Fogueira (Pixabay)

Pregou no deserto

João Batista pregava no deserto da Judéia. Ele anunciava a chegada do Messias para breve e chamava as pessoas para o arrependimento e a conversão. De acordo com o evangelho de Mateus, João batizava no rio Jordão quem confessasse os próprios pecados .

Batizou Jesus

Durante uma dessas sessões de batismos no rio Jordão, o próprio Jesus Cristo foi até lá e pediu que João o batizasse. Ainda segundo o evangelho de Mateus, João disse a Jesus: “Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”. Logo após o batismo, o Espírito Santo, em forma de pomba, desceu sobre Jesus.

Por que é padroeiro de Bertioga?

Por ser um dos santos mais populares da Igreja Católica, São João é padroeiro de diversas cidades no Brasil. Mas a ligação do santo com Bertioga vem do Forte São João, que fica às margens do Canal de Bertioga. A fortificação data de 1547 e é a mais antiga e mais bem conservada fortaleza do Brasil.

A ligação de São João com Bertioga vem do Forte de São João, que fica às margens do Canal de Bertioga Dia de São João: Conheça 5 curiosidades sobre o santo padroeiro de Bertioga Forte de São João, às margens do Canal de Bertioga (Prefeitura de Bertioga)

O primeiro fortim homenageava São Tiago e foi reconstruído no final do século 17. Em 1765, foi reformado e sua capela reconstruída, sob a invocação de São João, que passou a ser o nome do Forte desde então.

Leia também: Bertioga: 33 km de praias cercadas de uma natureza exuberante te esperam

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!