CHUVAS NO LITORAL

Chuva histórica deixa Bertioga completamente alagada

Foram registrados enchentes, alagamentos e muitos transtornos; Defesa Civil Municipal atendeu 40 ocorrências em bairro da cidade

Da redação
Publicado em 20/03/2022, às 15h33 - Atualizado em 22/03/2022, às 15h02

FacebookTwitterWhatsApp
Chuva histórica deixa Bertioga completamente alagada Chuvas em Bertioga - Divulgação
Chuva histórica deixa Bertioga completamente alagada Chuvas em Bertioga - Divulgação

As chuvas intensas deste fim de semana provocaram, mais uma vez, alagamentos, enchentes e transtornos nas cidades do litoral de São Paulo. Segundo a prefeitura de Bertioga, a cidade registrou, em apenas 24 horas, um volume de chuva acima da média histórica do mês de março, que é de 332 milímetros (mm), segundo dados do Instituto Climatempo.

A Defesa Civil do município informou que choveu 375 mm, entre sábado (19) e domingo (20), e como consequência o temporal causou diversos pontos de alagamentos e enchentes na região.

Somente no sábado (19), a Defesa Civil recebeu 40 chamados para ocorrências de enchentes e alagamentos, todas no bairro de Boracéia. O órgão realiza vistorias nas áreas de maior vulnerabilidade. As ocorrências podem ser comunicadas à Defesa Civil pelo telefone 199.

Alerta previsão do tempo

Conforme antecipado pela reportagem do Portal Costa Norte, na virada do verão para o outono, que ocorreu neste domingo, uma frente fria passaria sobre o litoral e fortes chuvas ocorreriam na região.

De acordo com meteorologistas do Climatempo, em Bertioga, as chuvas devem persistir por ao menos mais três dias. De domingo (20) a terça (22), a probabilidade é de 90%. As temperaturas podem variar entre 18°C e 26°C.

Chuvas no Litoral Norte

A Defesa Civil de São Sebastião informou que o acumulado de chuva na cidade é alto e se aproximava dos 300 milímetros no início da tarde de domingo.

A costa sul foi a região mais atingida e algumas casas foram invadidas pela água da chuva em bairros como Baleia Verde, Barra do Sahy e Barra do Una (Vila dos Mineiros). Apesar disso, não há desalojados ou desabrigados. Segundo a Defesa Civil, a cidade também tem pontos de alagamentos nas vias.

Também ocorreram quedas de árvores na rodovia SP-55, na altura de Toque-Toque-Pequeno, mas os trechos já foram liberados.

Em Ubatuba foram registrados pontos de alagamento e quatro famílias do bairro Parque Anchieta precisaram deixar suas casas. Elas foram levadas para Escola Municipal Padre José de Anchieta, na região central, onde são assistidas.

A avenida do Itaguá ficou alagada na noite de sábado por causa da chuva intensa. Também foram registrados alagamentos no bairro do Sapê e Taquaral.

Também foram registradas quedas de árvores, mas de acordo com os órgãos de defesa do município não há trechos bloqueados.

Em Ilhabela, a Defesa Civil atendeu três ocorrências relacionadas à chuva, sendo dois deslizamentos pequenos de terra próximo à Ilha das Cabras, na região sul. A terceira ocorrência atendida foi uma queda de árvore que atingiu a fiação elétrica no bairro do Camarão. Não há feridos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!