MORO NUM PAÍS TROPICAL

O que fazer em Bertioga? Confira 7 lugares imperdíveis

Mercado de Peixes e passeios de escuna são algumas das atrações mais visitadas por turistas

Da redação
Publicado em 08/07/2021, às 16h50 - Atualizado em 28/02/2022, às 10h23

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/ JCN
Reprodução/ JCN

O feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, é comemorado na próxima terça-feira, e movimentará a Baixada Santista. A data tem importância irrefutável na história do país, consolidando o dia em que Dom Pedro efetuou o grito da independência do país.

Seja paulistano ou caiçara, se estiver pelas cidades do litoral paulista o seu roteiro de passeios por Bertioga para o feriado já está pronto!

Clique e faça parte do nosso grupo no WhatsApphttp://bit.ly/cnlitoralconectado4E receba matérias exclusivas. Fique bem informado! 📲

Nosso roteiro foi pensado para ser feito a pé pelo centro da cidade. São lugares proximos entre sí e que proporcionam experiências únicas aos frequentadores:

1 – Forte São João e Parque dos Tupiniquins

(Rogerio Cassimiro/ Mtur)

O Forte São João, primeira fortaleza edificada pelos portugueses no Brasil, e que teve ocupação militar na Revolução de 1932, jáo foi reaberta a visitação. A fortaleza que fica dentro do Parque dos Tupiniquins é rica em história e, dentro dela, você pode conferir utensílios e armas utilizados por índios e portugueses no século XVI.

O Parque dos Tupiniquins, é o local onde os padres Anchieta e Manoel da Nobrega catequizaram os índios nativos.

O parque é bem arborizado e conta com uma série de monumentos em referência ao período colonial e pré-colonial, sendo cenário para belas imagens não importa a direção da câmera.

2 – Canal de Bertioga

(Rogerio Cassimiro/ Mtur)

Protegido pelo Forte no período da colonização, o Canal de Bertioga, um braço de mar com 30 km de extensão divide as cidades de Bertioga e Guarujá. O canal é navegável e já foi, inclusive, caminho para se chegar à antiga Vila de São Vicente ou ao Porto de Santos, em tempos mais recentes.

Atualmente é um excelente local para a pesca, onde também é possível desfrutar de atividades náuticas como aluguel de barcos e passeios de escuna.

Margeando o Canal de Bertioga existem diversas opções de restaurantes, sorveterias, cafeterias, lojas de artigos esportivos e barracas de artesanato.

3 – Passeios de Escuna (o Canal visto de dentro e as belas praias de Guarujá)

https://www.youtube.com/watch?v=7apFgmELxNw&t=14s

A escuna Pérola Negra, administrada pela empresa Genesis, é a maior do litoral de São Paulo, sendo estilizada como navio pirata, com um toboágua para todos se divertirem no banho de mar.

A empresa oferece vários tipos de passeios para famílias e amigos, fazendo aquele churrasco ou aquela pesca esportiva.

As saídas são do Canal de Bertioga, passando pelo Forte São João, seguindo sentido Guarujá, passando pelo Forte São Luiz, Prainha Branca, Praia Preta, Praia do Camburizinho, Ilha do Guará, Ilha Rasa, Praia do Pinheirinho, e Praia do Iporanga. A duração do passeio varia de acordo com as condições climáticas e de maré, sendo permitido inclusive um mergulho em alto mar.

4 – Praia da Enseada

(Rogerio Cassimiro/ Mtur)

A Praia da Enseada se inicia no centro comercial da cidade e foi a primeira a ter orla reurbanizada, pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake.

São mais de 12 quilômetros de faixa de areia, nesta que é a maior praia de Bertioga e vai do Centro até a conhecidíssima Riviera de São Lourenço.

A Praia da Enseada reserva águas calmas e extensa faixa de areia, sendo altamente recomendada para passeios em família, principalmente com crianças.

5 – Mercado de Peixes

Reprodução/ Prefeitura de Bertioga ()

No Mercados Municipal de Pescados, na avenida Vicente de Carvalho, não é difícil se deparar com barcos trazendo peixes fresquinhos para o consumidor. A grande quantidade de boxes estimula a competitividade nos preços e ofertas melhores para o cliente final. A pedida local envolve tainha, corvina e sororoca, peixes típicos que compõem pratos tradicionais na cidade.

6 - Dica imperdível – Prainha Branca (não fica em Bertioga, mas é do ladinho)

(Reprodução/ JCN)

No terceiro tópico da nossa lista, o qual aborda os passeios de escuna, você deve ter se deparado com algumas praias de Guarujá. Nossa dica bônus é justamente a primeira praia, que a escuna passa na cidade vizinha, mas dessa vez para se curtir o dia todo.

A Prainha Branca é uma reserva ambiental, que só pode ser acessada a pé ou de barco, onde moram cerca de 350 pessoas. O acesso para quem está em Bertioga é mais prático do que para quem parte do Centro de Guarujá.

Para chegar partindo de Bertioga se faz a travessia de balsas, com saída do Jardim Veleiros. A balsa é gratuita para pedestres, e após descer, se caminha por uma agradável trilha por 20 a 30 minutos. A praia tem um aspecto selvagem com areia fofa, costão rochoso e boas ondas para o surfe. O clima é bem alto-astral, um refúgio da simplicidade.

7º  Vila de Bertioga

A Vila, como é chamada pelos moradores, fica ao lado do Mercado de Peixes e pode te surpreender pelos comércios e opções de lembranças para comprar. Ali é possível encontrar qualquer objeto que te lembre Bertioga, permitindo levar um pedacinho da cidade com você. Sem contar os doces e salgados vendidos no local. 

Diversas barracas vendem lanches e a boa alimentação com culinária caiçara é garantida! 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!