Aposta na terceira idade - Sistema Costa Norte de ComunicaçãoBertioga-Especial | Sistema Costa Norte de Comunicação
Sistema Costa Norte
Voltar para especial bertioga

Bertioga possui hoje mais de 2 mil leitos, distribuídos entre hotéis e pousadas de bom nível, o que a capacita para receber, inclusive, grandes eventos. Mas ainda falta infraestrutura básica, como um centro de convenções, por exemplo. A informação procede do presidente da Associação dos Empresários da Hotelaria, Gastronomia, Náuticas, Agências de Turismo, Ecoturismo e Eventos de Bertioga - Aehturb - Ney Serra, que aposta no filão da Terceira Idade para movimentar ainda mais o setor turístico da cidade.

Dois grandes eventos norteiam esta ideia. E que a Aehturb recebeu proposta para realizar, de 20 a 24 de outubro, o 21° Encontro da Feliz Idade, com uma estimativa de hospedagem para mais de 1.800 pessoas. A iniciativa contará com dois shows e dois bailes, além de ampla programação. Pela primeira vez, os organizadores buscam realizar o encontro em uma cidade litorânea, o último aconteceu em Águas de Lindóia.

Mas, por não contar com um centro de convenções para receber um evento de tal porte, a Aehturb precisará do apoio da Colônia de Férias Ruy Fonseca-Sesc Bertioga. "Esperamos contar com esta parceria, pois será o maior evento turístico já realizado na cidade. Um fluxo de turismo importante que irá provocar a plena ocupação da hotelaria da cidade e mais o Sesc", afirma Ney Serra. Ele explica que, pelo fato de o evento de outubro vir a se realizar, pela primeira vez, em cidade praiana, a expectativa dos organizadores é de que a participação aumente em, pelo menos, 400 pessoas, o que totalizaria, no mínimo, 2.200 pessoas.

Outra aposta da entidade é a realização de um Encontro Estadual da Melhor Idade, em Bertioga. Para tanto, a Aehtub elaborou e encaminhou um projeto para o Ministério do Turismo, que já sinalizou de forma positiva, inclusive com a liberação de uma verba de R$ 80 mil, segundo informações de Ney Serra. Mas, este valor só pode ser liberado por meio da administração pública. Por este motivo, a Aehturb já iniciou contatos com a prefeitura municipal para firmar a parceria.

A Aehturb foi fundada em 1996, e hoje conta com 25 associados ativos. Entre seus trabalhos está a participação em feiras e congressos de turismo por todo o Brasil, nos quais apresentada cidade como um importante destino turístico. "Este é um trabalho que aparece a médio prazo, mas que já vem dando resultados positivos", afirma o presidente. Ney Serra destaca que a maior potencialidade de Bertioga para seu pleno desenvolvimento é o turismo. "Esta cidade tem tudo para se tornar um grande centro turístico, mas ainda falta uma consciência geral de que essa é a sua vocação natural. E preciso investir neste setor para gerar emprego e desenvolvimento."

As propostas da Aehturb concentram-se em três frentes: a construção de um centro de convenções na área da antiga Prodesan, no Indaiá - projeto denominado "Cidade das Nações", uma área temática com espaço para eventos; a continuação da duplicação da Avenida Anchieta até a Riviera, com um portal no acesso ao empreendimento; e com a criação de um hotel escola aproveitamento da estrutura do Sese Bertioga. "Seria um grande centro de formação e aperfeiçoamento profissional de hotelaria e turismo de todo o litoral a exemplo de Aguas de São Pedro e Campos do Jordão, onde já

funcionam hotéis escolas deste porte", diz Serra, acrescentando

que, para isso, seria necessária uma conjugação de esforços entre

prefeitura, Sesc, Senac e governo do estado. Serra adianta, ainda.

que estas propostas, com seus respectivos projetos, já foram enca

minhadas à prefeitura, Conselho de Turismo e Camara Municipal

"E agora estamos encaminhando para todos os pré-candidatos a

prefeito e vereadores de Bertioga".



Veja também

Palco do povoamento

Apesar de perder a oportunidade de ser a primeira cidade do ...

2008

© 2020 Todos os direitos reservados ao Sistema Costa Norte Comunicação | Powered by Mundiware