São Sebastião: perfeição é pouco

Entre o azul do Oceano Atlântico e o verde da Serra do Mar, cidade é um eterno convite ao ócio e à agitação

Eleni Nogueira
Publicado em 12/02/2019, às 14h59 - Atualizado em 23/12/2020, às 09h04

FacebookTwitterWhatsApp
Celso Moraes
Celso Moraes

Imagem acervo site

Impossível falar da exuberante São Sebastião sem dar destaque especial para suas 34 praias de rara beleza e infraestrutura na medida certa. 

O bairro, de mesmo nome, espremido na estreita faixa entre a rodovia Rio-Santos e a Serra do Mar, reúne muitas qualidades, também presentes nas regiões serranas do interior do estado, como trilhas e cachoeiras, na expressão máxima da natureza exuberante. As muitas pousadas, hotéis e restaurantes diferenciados garantem o bem-estar.  

Imagem acervo site

Na área central da cidade, destaque para a  , presente na arquitetura  do século XVII, inspirada na europeia. Passado e presente se mesclam e transformam a cidade em um museu a céu aberto. São 29 prédios, erguidos em sete quarteirões tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat. Passeio imperdível.

Imagem acervo site

O paraíso reserva, ainda, as paisagens inesquecíveis garantidas por  rios, cachoeiras e ilhas paradisíacas, como 

Imagem acervo site

Cachoeira na 

Entre as opções para os adeptos de mochila nas costas e pé na estrada, há muitas trilhas pela Mata Atlântica, na costa sul. Uma boa escolha é a trilha do Ribeirão de Itu e suas três cachoeiras: Pedra Lisa, Samambaiaçu e Serpente, em 

O caminho que leva à praia Brava, área de proteção especial, localizada entre as praias de Maresias e Boiçucanga, é outro roteiro de aventura. São três quilômetros de extensão em uma subida íngreme com diversidade de ecossistemas. Na chegada, o esforço é compensado com o belo visual da praia e a possibilidade de um refrescante banho de cachoeira.

Também é possível descobrir a trilha para Paúba. Pouca gente sabe, mas, saindo do Canto da Barra, é possível acessar uma trilha ampla, de intensidade leve, que leva à vizinha praia de Paúba. O percurso, realizado em cerca de 30 minutos, pode facilmente ser feito na companhia de crianças pequenas. Do alto do morro, no mirante, é possível vislumbrar toda a extensão de Maresias e as ilhas de Alcatrazes e Montão de Trigo.

Para quem está em Maresias, o CIT – Centro de Informações Turísticas de Maresias -, localizado na praça do Surfe, oferece opções diversas de passeios e atrativos, realizados pelas empresas de receptivo turístico da praia.

Imagem acervo site

Com a MaresiasTur (maresiastur.com.br), o turista pode contratar o serviço de trilhas com rapel - em cachoeira ou em um mirante no meio do oceano- além de voo livre sobre a praia de Maresias e percursos de arvorismo, escalada e tirolesa, sempre com equipamento incluso.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!